Escala em Atenas combina passeios históricos e culturais

Visita ao berço da civilização ocidental é ideal para conhecer os registros da herança de 3 milênios de história

14 abr 2015 - 08h00
(atualizado em 27/4/2015 às 17h15)

A capital da Grécia atrai turistas de toda parte que querem ver de perto uma das cidades com história mais gloriosa do mundo. Palco do nascimento da democracia e das discussões de filósofos famosos, Atenas respira cultura e combina sua tradição a uma vida noturna agitada e boêmia. Com a proximidade do verão no hemisfério norte, a Europa é um excelente destino para passar as férias do meio do ano. Opte por um cruzeiro que faça escala em Atenas e conheça 7 pontos turísticos imperdíveis.

Acrópole

Publicidade

As Acrópoles da Grécia antiga eram construídas no ponto mais alto da cidade e serviam originalmente como proteção contra inimigos, mas com o passar do tempo se tornaram sedes administrativas civis ou religiosas. A mais famosa delas data dos anos 500 antes de Cristo, uma prova do esplendor e poder em sua era de ouro, durante a administração do estadista Péricles. A Acrópole foi dedicada à deusa Atena, padroeira da cidade, e até hoje tem algumas estruturas em pé, mas grande parte está em ruínas, uma preciosidade da arqueologia que encanta os que passam pela cidade.

Partenon

O Partenon foi o templo construído na Acrópole para homenagear a deusa Atena, uma das construções mais magníficas em termo de concepção e execução na época. Decorado com o que havia de melhor na arquitetura grega, é visto como um dos maiores monumentos culturais da história da humanidade. É o mais conhecido dos monumentos que restaram da Grécia antiga e suas esculturas ornamentais são consideradas um dos pontos altos da arte nacional.

Templo de Zeus Olímpico

Publicidade

Localizado no centro de Atenas, só restam 15 das 104 colunas erguidas para reverenciar o pai de todos os deuses do Olimpo, mas é o suficiente para ter noção da grandiosidade dessa construção. A visita fica ainda mais completa no verão, quando o local é iluminado à noite, juntamente com a Acrópole.

Praça Sintagma

Também conhecida como Praça da Constituição, foi construída na Antiguidade e continua como centro das atividades políticas e sociais de Atenas. Suba os degraus de mármore e sente-se em um dos cafés para observar a troca de guardas do Parlamento, que acontece diariamente, a cada hora. O local é muito frequentado pelos moradores e para o turista é ideal para um breve descanso entre os passeios.

Plaka

As ruas estreitas de pedra e paralelepípedo, em sua maior parte fechadas para o tráfego de carros, dá charme especial ao bairro antigo. Durante o dia, faça um passeio para apreciar os sobrados coloridos com floreiras e vasos à mostra e aproveite para provar a deliciosa comida grega em dos restaurantes com mesas na calçada. Se optar por uma visita no fim da tarde, prepare-se para encontrar bastante movimento e bares agitados, com a vantagem de uma vista da Acrópole iluminada.

Meteora

Publicidade

Patrimônio tombado pela Unesco, as montanhas de rocha maciça com formatos de dedos apontando para o céu já seriam um espetáculo de beleza natural. Mas o que chama realmente atenção no local são os monastérios da igreja ortodoxa construídos nos cumes pedregosos. Do complexo com seis templos onde os sacerdotes vivem há séculos, a vista é de tirar o fôlego.

Museu Arqueológico Nacional de Atenas

Maior museu arqueológico da Grécia e um dos mais importantes do mundo devotados à arte grega, inicialmente foi pensado para guardar e proteger objetos arqueológicos encontrados em Atenas no século XIX. Com o tempo, ganhou notoriedade e passou a receber peças de todo o país. Atualmente, suas coleções têm mais de 11 mil peças e oferecem um panorama da civilização grega, do início do período pré-histórico até Antiguidade Tardia.

Veja roteiro

6 noites- Cruzeiro da Royal Caribbean International a bordo do navio Vision of the Seas, saindo de Veneza, na Itália, no dia 9 de julho de 2015. Escalas em Dubrovnick e Split, na Croácia, e Atenas e Corfu, na Grécia. Preços a partir de R$ 2.849 por pessoa, mais taxas.

7 noites - Cruzeiro da MSC Cruzeiros a bordo do navio MSC Musica, saindo de Bari, na Itália, no dia 27 de julho de 2015. Escalas em Kataklon, Santorini, Atenas e Corfu, na Grécia, Kotor, em Montenegro, e Veneza, na Itália. Preços a partir de R$ 4.018,83 por pessoa, mais taxas. 

Publicidade

Veja 50 cruzeiros temáticos e saiba qual é o ideal para você

Fonte: Canarinho Press
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações