URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Como é a tirolesa sobre a Chapada dos Veadeiros, em Goiás

São 850 metros, a 100 metros de altura [...]

4 mai 2024 - 07h45
(atualizado às 08h06)

Longe das grandes cidades, mas perto de algum aeroporto, sempre tem um Brasil que se agiganta sob os pés de quem busca destinos turísticos na natureza.

Mais perto do aeroporto de Brasília (220 km) do que da própria capital goiana (400 km), a Chapada dos Veadeiros tem turismo para todos os perfis de viajantes.

Publicidade

Em um platô sobre a Serra Almécegas, em Alto Paraíso (GO), a fazenda São Bento é o ponto de partida do Voo do Gavião, uma tirolesa com 850 metros de extensão, a 100 metros de altura e a uma velocidade de quase 60 quilômetros por hora.

Sob dois cabos de aço paralelos, a experiência é um sobrevoo de quase um minuto e meio, sobre florestas do cerrado e com vista para atrativos naturais da região, como o Morro da Baleia e a Serra da Boa Vista.

"Os gaviões sempre passam por cima da gente e agora estamos acima deles", compara Ion David Zarantonelli, idealizador da atividade e diretor da agência Travessia Ecoturismo, responsável pela operação da tirolesa.

Assim como avisa o guia que recebeu o Viagem em Pauta, Amana Suriara Lima, "é um voo mais panorâmico e contemplativo porque a tirolesa não tem muita inclinação".

Publicidade

A experiência, cujo nome foi inspirado nos gaviões carcarás que sobrevoavam o local durante a instalação dos equipamentos, em 2010, é como ter a sensação de um voo de parapente, com vista aérea de 360º da Chapada dos Veadeiros.

Seguindo os protocolos definidos na Norma ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a tirolesa é uma atividade de aventura passiva, que não exige técnica nem condicionamento físico específico do participante.

Em outras palavras, é só sentar na cadeirinha, deixar-se deslizar pelo cabo de aço e ter a Chapada dos Veadeiros sob os pés.

Foto: Ion David/Divulgação / Viagem em Pauta

SAIBA MAIS

Voo do Gavião

QUANDO: sábados e domingos, das 9h às 16h (em dias de semana, a atividade acontece apenas com agendamento).

Publicidade

QUANTO: R$ 150 por pessoa (sentado em cadeirinha de escalada) e R$ 200 (deitado de frente em equipamento especifico). Os valores não incluem deslocamento até a Fazenda São Bento, a aproximadamente oito quilômetros de Alto Paraíso.

travessia.tur.br

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se