Casa na Bocaina (SP) ganha cápsula aquática imersiva para hóspedes

A obra fica na Serra da Bocaina, entre o Rio e São Paulo [...]

14 jan 2026 - 15h28

A 1.600 metros de altitude, na Serra da Bocaina, entre o Rio de Janeiro e São Paulo, a Casa da Bocaina acaba de inaugurar uma cápsula aquática que permite ao hóspede mergulhar em um cilindro de água morna e cristalina.

Concebido pelo multiartista ítalo-suíço Maurizio Mancioli, o Acquabox une arte de vanguarda, tecnologia e bem-estar, em uma obra-ritual de 30 minutos de duração de reconexão com o ambiente natural.

Publicidade

O cilindro é considerado o primeiro do gênero instalado em meio à natureza.

Casa da Bocaina/Divulgação
Casa da Bocaina/Divulgação
Foto: Viagem em Pauta

Arte na Casa da Bocaina

Nessa experiência, o hóspede flutua em estado de relaxamento, como se estivesse em gravidade zero, fazendo apneia ou com o uso de um respirador.

Além da experiência sensorial, o mergulho tem benefícios hidroterapêuticos e benefícios cardiovasculares, reconhecidos cientificamente e capazes de estimular o sono, aliviar tensões físicas e promover a saúde mental.

A obra conta também com recursos de cromoterapia por meio de spots de luz RGB, ampliando o alcance sensorial da vivência.

Publicidade

"Imagine o que é você estar dentro de um cilindro transparente, respirando normalmente e se movimentando, em meio à floresta, olhando para a cordilheira de montanhas da Serra da Bocaina", desafia explica Betty Prado, idealizadora da Casa da Bocaina junto de sua companheira, Thamy Silva.

Casa da Bocaina/Divulgação
Foto: Viagem em Pauta

O acesso por essa "intervenção poética em ambiente natural" é por uma rampa em espiral concebida por Betty, a partir da inspiração na Sequência Fibonacci.

"Eu não queria que o projeto arquitetônico tirasse o protagonismo do Acquabox. Precisava ser algo simples que abraçasse o cilindro. Então, pensei em algo que me fascina", diz Betty, em referência à essa progressão numérica encontrada em fenômenos naturais, como nas espirais de sementes de girassóis e nas conchas de caracóis, também aplicada em áreas como arte e arquitetura.

A construção da obra, realizada com madeira de reúso, concreto armado e terra, levou cerca de três meses, após um processo de um ano e meio, entre concepção e execução.

Publicidade

"Com o efeito da flutuação em gravidade zero e a imersão na água diante da imensidão da natureza da Bocaina, a experiência, para mim, foi como se eu voltasse para o útero de minha mãe", relata Betty.

Foto: Ruy Teixeira/Divulgação / Viagem em Pauta

Idealizada pelo casal e com acesso por Silveiras (SP), a Casa da Bocaina combina sofisticação rústica, arte e sustentabilidade em um ambiente de privacidade, imersão cultural e reconexão com a natureza.

O local é formado por quatro casas - incluindo a residência das anfitriãs - decoradas com obras e peças de antiguidades coletadas em diferentes partes do mundo, e tem acesso a espaços e serviços como piscina de água natural de nascente, sauna, cachoeira privativa, cavalgadas, ateliê de cerâmica e degustação de queijos artesanais.

Com o lançamento do Acquabox, a hospedaria reafirma sua vocação como destino de referência para experiências transformadoras em que luxo, arte e natureza se encontram.

Publicidade

A Casa da Bocaina valoriza a agricultura familiar, o reflorestamento e a educação socioambiental, iniciativas desenvolvidas por uma das proprietárias, em conjunto com os colaboradores e a comunidade local.

Foto: Ruy Teixeira/Divulgação / Viagem em Pauta

SAIBA MAIS

Casa da Bocaina

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se