Patrocínio

Treino funcional: 5 benefícios para as mulheres

Diferentes estudos mostram como o treino funcional pode impactar positivamente a saúde física e mental da mulher, mesmo durante a menopausa

17 ago 2022 - 08h33
(atualizado às 09h42)
Treino funcional: 5 benefícios para as mulheres
Treino funcional: 5 benefícios para as mulheres
Foto: Shutterstock / Sport Life

O treino funcional é mais uma das modalidades disponíveis para quem deseja adotar um estilo de vida mais saudável. De acordo com o Ministério da Saúde, a prática de atividades físicas é essencial para fortalecer o sistema imunológico e combater doenças crônicas.

Os benefícios do circuito que é queridinho entre as famosas são ainda maiores para as mulheres. Ele é cada vez mais procurado nas academias, principalmente por conta dos ganhos para a saúde física e mental. Diferentes pesquisas atribuem a modalidade ao emagrecimento, perda de gordura localizada, fortalecimento muscular e redução nos níveis de estresse. 

Publicidade

O que é um treino funcional?

Segundo um artigo científico publicado na Revista UniAndrade, o treino funcional foi inicialmente uma metodologia muito usada na fisioterapia para reabilitar pacientes lesionados. No entanto, com o passar do tempo, a técnica migrou para o campo da educação física, com a proposta de oferecer mais condicionamento físico.

Basicamente, o treino funcional é um método que utiliza diferentes exercícios em uma espécie de circuito. As atividades buscam aperfeiçoar movimentos simples do dia a fia, como correr, agachar, sentar, pular, carregar e empurrar objetos, entre outros. Esse tipo de treino aumenta a força de diferentes cadeias musculares, enquanto garante equilíbrio e a estabilidade das articulações, evitando riscos de lesão.

Vantagens do treino funcional para as mulheres

O treino funcional não é o favorito de famosas como Rafa Kalimann, Sabrina Sato e Carolina Dieckmann à toa. Além de ser uma prática dinâmica que trabalha diferentes áreas musculares, a modalidade é capaz de oferecer diversos benefícios. 

Auxilia no emagrecimento 

A maioria das mulheres que iniciam uma nova atividade física pensa na redução de medidas e no emagrecimento. Um dos motivos que fazem com que o treino funcional seja uma boa opção para o público feminino é justamente o auxílio que a modalidade oferece para a perda de peso. 

Publicidade

Segundo uma pesquisa publicada no Journal of Human Sport and Exercise, esse tipo de treino ajuda no ganho de massa magra e na diminuição de gordura corporal. Durante o estudo, nove mulheres praticaram o funcional de alta intensidade, utilizando objetos como barras e halteres, durante 16 semanas. No final dos testes, todas apresentaram uma redução de aproximadamente 18% no percentual de gordura. 

Proporciona ganho de força e resistência muscular

Além de auxiliar no emagrecimento, o treino funcional também é vantajoso para quem busca aumentar a força e a resistência muscular. Conforme um estudo realizado pela Universidade de Guillain, publicado na Physical Activity, a modalidade pode ser tão potente quanto a musculação. 

A pesquisa comparou os ganhos musculares de mulheres que praticaram exercícios do funcional com fita de suspensão com os de quem faz musculação. Os resultados mostraram que os ganhos de força foram similares, principalmente dos membros superiores das atletas. 

Combate ansiedade e depressão 

A prática regular de atividades físicas é uma grande aliada da saúde mental, pois alivia o estresse e estimula o bom humor. Por conta disso, muitos profissionais da área da psicologia incentivam que seus pacientes se mantenham ativos para combater quadros de ansiedade e depressão. 

Publicidade

Segundo um estudo realizado pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE/USP), coordenado pelo professor Carlos Ugrinowitsch, exercícios físicos como os do treino funcional podem ajudar a estimular a produção de substâncias que ajudam no combate dessas condições, como a endorfina. 

Resultados preliminares de testes realizados com 65 pacientes que fazem uso de medicamentos para depressão mostraram que os exercícios presentes nessa modalidade conseguiram diminuir os sintomas da doença e a falta de esperança por melhora.

É um aliado no período de menopausa

Durante a menopausa, o corpo e as emoções das mulheres passam por intensas alterações devido à queda dos níveis de estrogênio. Uma das formas de aliviar esse incômodo é praticar atividades físicas, especialmente o treino funcional. 

De acordo com um artigo publicado na Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, esse tipo de modalidade pode ser uma aliada no período de pós-menopausa. A pesquisa observou durante oito meses mulheres que treinavam três vezes por semana. O resultado constatou que houve uma redução na gordura corporal, o que tradicionalmente é difícil acontecer durante esse período. 

Publicidade

Ajuda no equilíbrio 

Outro ponto apontado em pesquisas em relação ao treino funcional é o auxílio no ganho de equilíbrio. Segundo um estudo publicado na Revista Vento e Movimento, o treino dinâmico ajuda mulheres que buscam mais condicionamento físico e equilíbrio. 

A pesquisa utilizou como objeto de estudo 30 mulheres fisicamente ativas, dos 20 aos 58 anos de idade, e constatou que essa modalidade de exercício auxilia na melhora do equilíbrio e da propriocepção (capacidade inconsciente de sentir o movimento e as articulações).

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações