Tiago Leifert viraliza em ação contra câncer que atinge filha: 'Silencioso e traiçoeiro'

Lua sofre com o estágio mais avançado do retinoblastoma, tipo raro de tumor no globo ocular; ação visa incentivar o diagnóstico precoce

15 set 2023 - 14h10
(atualizado às 18h01)
Tiago Leifert e Daiana Garbin estão divulgando a campanha De Olho no Olhinho
Tiago Leifert e Daiana Garbin estão divulgando a campanha De Olho no Olhinho
Foto: Reprodução/Instagram/@tiagoleifert

Tiago Leifert e a sua esposa, a jornalista Daiana Garbin, aproveitaram o marco de dois anos do tratamento da filha contra um câncer nos olhos para lançar uma campanha pró-diagnóstico precoce da doença. Lua sofre com retinoblastoma, um tipo raro de câncer que costuma atingir crianças até os 5 anos.

No caso da menina, a descoberta ocorreu em 2021, quando ela ainda não tinha completado nem um ano de vida — a pequena atualmente tem 2 anos e 11 meses.

Publicidade

"Nesse momento, em algum lugar do Brasil, tem um câncer se desenvolvendo dentro dos olhos de uma criança pequena e os pais não têm a menor ideia do que está acontecendo. As pessoas que estão em volta dessa criança nem desconfiam, como eu e a Dai não desconfiávamos lá atrás", diz o apresentador em vídeo publicado nas redes sociais que viralizou até mesmo em grupos de WhatsApp.

Tiago Leifert lança campanha para alertar sobre câncer raro em crianças
Video Player

Desde que tornaram pública a luta da família contra o tumor, Leifert e Daiana se dedicam a alertar pais e cuidadores sobre o diagnóstico precoce. A campanha, então, segue esse mote.

Batizada como "De Olho nos Olhinhos", a iniciativa terá um dia D: neste sábado (16), médicos voluntários estarão em nove shoppings de nove diferentes cidades atendendo famílias gratuitamente. O casal estará presente em dois estabelecimentos de São Paulo: o Taboão, a partir das 10h, e o Eldorado, a partir das 15h. 

Outros espaços que vão receber a ação são o Via Parque, no Rio de Janeiro; Boulevard BH, em Belo Horizonte; Shopping da Bahia, em Salvador; Manauara Shopping, em Manaus; Boulevard Belém, em Belém; Shopping Curitiba, em Curitiba; e Passeio das Águas, em Goiânia.

Publicidade

"A intenção é que as famílias consigam chegar ao diagnóstico do ‘retino’ antes do que eu e a Daiana conseguimos com a Lua", ressalta Leifert no vídeo.

Nesta semana, em entrevista ao "Pânico", ele falou sobre a situação da filha. "Se eu soubesse dos sintomas, eu tinha levado minha filha pelo menos três meses antes no oftalmo. A gente teria pego um pouco melhor. A gente pegou nos dois olhos dela, no grupo E, que é o pior possível. No grupo E, as chances de salvar são muito pequenas, e graças a Deus a gente está conseguindo", contou, conforme reproduzido pelo site da revista "Caras".

Hoje informado sobre a doença, ele destaca ao menos dois sinais de que a criança pode ter retinoblastoma: reflexo branco e estrabismo. O segundo costuma ser tratado como um desvio comum na visão, mas merece atenção para avaliar se não é sinal de algo grave.

Já a cor do reflexo se refere à diferença entre uma criança com o tumor e outra saudável. "Quando a gente tira foto ou faz um filme com luz, com flash, o reflexo volta normalmente vermelho, certo?! Só que o reflexo de uma criança com retinoblastoma volta branco", pontua o apresentador.

Esse reflexo é tecnicamente chamado de leucocoria, mas também conhecido como "sinal do olho de gato". Segundo o Ministério da Saúde, a mancha esbranquiçada, muitas vezes só percebida por meio de flashes, indica que uma fonte luminosa está incidindo sobre a superfície do tumor e impede a passagem de luz. Por consequência, as vias ópticas para o centro da visão não se desenvolvem e atrofiam.

Publicidade

Qual o tratamento para retinoblastoma?

O retinoblastoma é curável com quimioterapia, radioterapia e tratamento oftalmológico a laser. Porém, em casos mais graves é preciso recorrer à enucleação, nome dado à retirada cirúrgica do globo ocular.

Conheça o remédio mais caro do mundo Conheça o remédio mais caro do mundo

Fonte: Redação Terra Você
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações