Plataforma ajuda pacientes com câncer a encontrarem estudos clínicos com vagas para voluntários

Ferramenta online agrupa estudos brasileiros por regiões e tipos de tumor para facilitar acesso de pacientes a terapias inovadoras

26 jan 2026 - 15h03

Uma nova plataforma virtual reúne mais de 250 estudos clínicos para ajudar pacientes brasileiros em tratamento contra o câncer a localizarem centros que recrutem voluntários em diferentes regiões.

A ferramenta, chamada "Plataforma de Pesquisa Clínica", foi desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e centraliza informações sobre estudos clínicos em andamento no País, e em diferentes fases de investigação.

Publicidade

De acordo com a SBOC, a ferramenta disponibiliza dados que permitem filtrar os ensaios por tipo de tumor e região, além de apoiar pacientes e médicos na busca por pesquisas ativas.

Segundo a presidente da entidade, a oncologista Clarissa Baldotto, a plataforma reúne informações que antes ficavam restritas à comunidade médica. "Esse site foi pensado para simplificar o acesso do paciente, com o objetivo de democratizar a informação", afirma.

Segundo ela, no Brasil, o paciente ainda depende muito do médico para ter acesso a tratamentos inovadores e a pesquisas clínicas. Agora, com a plataforma, é possível acessar dados como descrição do protocolo, status de recrutamento e canais de contato com o centro responsável.

Os dados da plataforma são obtidos a partir do ClinicalTrials.gov, base mundial na qual todos os estudos clínicos devem ser registrados. A ferramenta brasileira faz um recorte dessas informações e permite ainda que pesquisadores nacionais solicitem ajustes, quando necessário, para facilitar o contato com os pacientes.

Publicidade

"Às vezes, quando você fazia uma busca por uma doença em plataformas convencionais, apareciam dezenas de páginas de texto, muitas vezes em outro idioma. O paciente não conseguia avançar e nem sempre existe o contato do centro de pesquisa", explica Clarissa.

A plataforma brasileira foi lançada em novembro de 2025 e, de acordo com a oncologista, a quantidade de pesquisas em andamento disponibilizadas para os pacientes varia conforme os novos estudos são registrados na base mundial.

Auxílio também para pesquisadores

Segundo Clarissa, muitos ensaios clínicos ainda enfrentam dificuldades para recrutar participantes com perfis diversos, e a ferramenta brasileira também pode ajudar nesse processo. "Temos observado pouca participação de pessoas negras e de outras etnias nos estudos clínicos", afirma.

Diante desse cenário, o Brasil tem se tornado um destino atrativo para farmacêuticas interessadas em países com maior diversidade populacional, de acordo com ela. Além disso, segundo Clarissa, o País vem registrando um aumento no número de pesquisadores qualificados.

Publicidade

Cenário do câncer no Brasil

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estimou que, no triênio de 2023 a 2025, o Brasil apresentaria 704 mil novos casos de câncer por ano. Os tipos mais incidentes são os tumores de pele não melanoma, representando cerca de 31,3% dos casos, seguidos pelos cânceres de mama (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%).

Para acessar o portal de ensaios clínicos da SBOC, .

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações