Mosquito da dengue pode picar por cima da roupa, revela estudo

Pesquisadores sugerem que repelente seja usado na pele e nas vestimentas

12 abr 2024 - 13h13
Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue
Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue
Foto: iStock

Um estudo feito por pesquisadores do Núcleo de Pesquisa Biomédica (Nupeb), da Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais, aponta que nem a roupa protege mais contra o mosquito Aedes aegypti. O inseto pode transmitir os vírus da dengue, chikungunya e zika. As informações são do G1. 

A explicação é que o aparelho bucal do mosquito fêmea é comprido o bastante para que a picada atravesse os tecidos. Os testes foram realizados em mosquitos não contaminados, criados em laboratório. 

Publicidade

A recomendação dos cientistas é que o repelente seja utilizado antes e depois de colocar a roupa. Mesmo assim, a aplicação na pele deve ser priorizada.

Recorde de mortes

Os resultados da pesquisa acendem um alerta, em meio a um aumento no número de casos e mortes de dengue no país. O Brasil bateu o recorde de mortes por dengue em 2024. 

De acordo com dados do Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde, ao menos 1.344 pessoas morreram por causa da doença, só neste ano. Além disso, outros 1.872 óbitos estão sendo investigados. Em 2023, 1.179 pessoas morreram por dengue no Brasil.

Quais são os melhores repelentes para se proteger da dengue? Quais são os melhores repelentes para se proteger da dengue?

Publicidade
Fonte: Redação Terra Você
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se