Apneia do sono pode causar boca seca ao acordar; veja sintomas

Talvez você já tenha ouvido que seu ronco é ensurdecedor ou sente que acorda cansado todos os dias. Nesses casos, é provável que há algum problema com seu sono. Mas quem tem apneia do sono, uma doença em que as pessoas param de respirar durante a noite – às vezes centenas de vezes - , pode sofrer com complicações mais sérias.

Segundo o Huffington Post, essas breves interrupções respiratórias interferem na qualidade de vida, mas nem sempre os sintomas são associados à doença. O problema pode afetar mais de 20 milhões de adultos, de acordo com a American Sleep Apena Association, que podem desenvolver diabetes ou depressão.

Publicidade

A seguir, veja os principais sintomas da doença.

Boca seca e dor de garganta

Nem todo mundo relaciona esse sintoma à apneia, mas a algum tipo de alergia ou resfriado. Acordar com boca seca e dor de garganta é uma das consequências mais comuns do problema.

Publicidade

Dor de cabeça matinal

Dores de cabeça frequentes pela manhã também podem ser sinal de apneia. Um estudo de 2001 mostra que 67% dos pacientes diagnosticados com distúrbios do sono acordam com dor de cabeça. Além disso, 81% das que roncavam com frequência foram diagnosticados com apneia.

Dificuldade para se concentrar

Uma noite de sono de qualidade e a boa concentração andam de mãos dadas. Então, se você tiver problemas para dormir provavelmente sua memória, aprendizado e atenção serão prejudicados.

Irritabilidade

A apneia do sono causa uma série de mudanças de personalidade, como mau humor ou falta de libido. Isso é reflexo das inúmeras interrupções respiratórias durante a noite.

Publicidade

Diabetes

A apneia do sono pode aumentar o risco de vários outros problemas de saúde, incluindo diabetes e obesidade. 

Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se