Consulta pública discute inclusão da vacina contra herpes zoster no SUS

Entenda a importância da participação da população, que pode ser feita até o dia 06 de outubro no site da Conitec¹

23 set 2025 - 15h38
Idoso Curioso
Idoso Curioso
Foto: : https://img.freepik.com/fotos-gratis/homem-maduro-barbudo- contemplativo-em-oculos_273609-4102.jpg

A saúde é um bem valioso, e no Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) desempenha um papel fundamental na vida de todos. Mas você já parou para pensar como novas tecnologias e tratamentos são incorporados ao atendimento da saúde? E mais: você sabia que pode participar ativamente desse processo?

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) abriu uma Consulta Pública para avaliar a inclusão da vacina contra o herpes zoster no Programa Nacional de Imunizações (PNI), para adultos acima de 80 anos e imunocomprometidos acima de 18 anos. A medida permite que a opinião de todos os cidadãos, pacientes e profissionais de saúde enriqueça a avaliação, garantindo que a decisão final reflita as necessidades e a realidade do Brasil. (1)

Publicidade

A Consulta Pública nº 78 está aberta até o dia 06 de outubro no site da Conitec.(1)

Participe Agora da Consulta Pública

O herpes zoster e o desafio da prevenção

O herpes zoster, popularmente conhecido como "cobreiro", é causado pela reativação do mesmo vírus que causa a catapora. Após a infecção inicial, o vírus permanece latente no organismo e pode se manifestar anos depois, de forma imprevisível, especialmente em pessoas com mais de 50 anos ou com o sistema imunológico comprometido.(2,3) Estima- se que mais de 90% da população adulta brasileira já esteja infectada com o vírus.(7,8)

A doença se manifesta através de lesões dolorosas na pele, que podem causar sintomas como queimação, ardor e coceira.(2,3) Uma de suas complicações mais comuns é a neuralgia pós-herpética, uma dor crônica que pode persistir por meses ou até anos, impactando a qualidade de vida.(4,5) O aumento no número de internações por herpes zoster nos últimos anos mostra a necessidade de ampliar a conscientização e as ferramentas de prevenção.(6)

Publicidade
Casal Idoso contemplativo
Foto: https://media.gettyimages.com/id/1399619826/pt/v%C3%ADdeo/worried-contemplative-senior-couple-at- home.jpg

Como funciona o processo de decisão da Consulta Pública

A inclusão de uma nova tecnologia no SUS é um processo rigoroso e bem estruturado. A Conitec avalia aspectos como: (1)

  •  Eficácia e segurança: A tecnologia é segura e funciona?
  •  Análise econômica: O custo-benefício para o sistema de saúde é favorável?
  • Impacto social: Quais os benefícios para a população e o sistema de saúde?

É por meio da Consulta Pública que a participação da população — incluindo pacientes e profissionais de saúde — fortalece a análise, assegurando que a decisão final esteja em sintonia com a realidade brasileira.

Idoso e Médico
Foto: https://www12.senado.leg.br/radio/1/noticia/2023/09/14/idosos-podem- ter-prioridade-no-tratamento-de-cancer/@@images/858a3c01-62b8-4ac6-9ccb-acf1cbdab79b.jpeg

Sua participação pode fazer a diferença na saúde

Sua voz é fundamental. Ao participar da Consulta Pública, você contribui para um processo que pode se tornar um marco para a saúde no Brasil. É uma oportunidade de se engajar ativamente e mostrar que a saúde de idosos e de pessoas imunocomprometidas é uma preocupação coletiva.

Participar é simples: basta acessar o site da Conitec e preencher o formulário da Consulta Pública. Seja como um cidadão, familiar, paciente ou profissional de saúde, sua contribuição é valiosa.

  1. Acesse o site da Conitec
  2. Localize a Consulta Pública nº 78
  3. Escolha o formulário correspondente
  4. Preencha e envie seu comentário
  5. Preencha as questões do campo “Registre a sua opinião”
  6. Finalize clicando no botão “Enviar opinião” no rodapé da página
  7. A consulta está aberta até o dia 06 de outubro.

As contribuições serão avaliadas pela comissão técnica, que tomará a decisão final sobre a incorporação da vacina.

Participe Agora da Consulta Pública da Vacina Herpes Zoster  >>

Publicidade

Material dirigido ao público geral. Por favor, consulte o seu médico. NP-BR-AVU-BRF-250046 – Setembro/2025

Referências:

Diário Oficial (atualizar quando for publicado)

CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION. Prevention of herpes zoster: recommendations of the Advisory Committee on Immunization Practices (ACIP). MMWR, v. 57, RR-5, p. 1-30, 2008.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Herpes (cobreiro). Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt- br/assuntos/saude-de-a-a-z/h/herpes-cobreiro-1>. Acesso em: SETEMBRO/2025;

KAWAI, K.; GEBREMESKEL, B. G.; ACOSTA, C. J. Systematic review of incidence and complications of herpes zoster: Towards a global perspective. BMJ Open, v. 4, n. 6, 2014.

LUKAS, K. et al. The impact of herpes zoster and post-herpetic neuralgia on quality of life: patient-reported outcomes in six European countries. J Public Health, 20:441-451, 2012.

BRASIL. Ministério da Saúde. Pesquisa realizada na base de dados DATASUS, utilizando os limites "ANO DE ATENDIMENTO" para Linha, "NÃO ATIVA" para Coluna, "INTERNAÇÕES" para Conteúdo, para Períodos disponíveis de Janeiro de 2022 a Março de 2025. Seleções disponíveis "VARICELA E HERPES ZOSTER" para Lista Morb CID-10 e "50 A 59 ANOS, 60 A 69 ANOS, 70 A 79 ANOS E 80 ANOS E MAIS"

para Faixa Etária 1. Disponível em: <http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/tabcgi.exe?sih/cnv/niuf.def> Acesso em: SETEMBRO/2025;

CLEMENS, S. Et al. Soroepidemiologia da varicela no Brasil – resultados de um estudo prospectivo transversal. Jornal da Pediatria, v. 75, n. 433-441, 1999.

REIS, Alexandra Dias; PANNUTI, Claudio Sérgio; SOUZA, Vanda Akico Ueda Fick de. Prevalência de anticorpos para o vírus da varicela-zoster em adultos jovens de diferentes regiões climáticas brasileiras. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, v. 36, p. 317-320, 2003.

Fonte: Portal Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações