Como identificar um Ozempic falso que você compra pela internet

Se você percebe que tem um medicamento falso, pare de tomá-lo e entre em contato com o seu médico

29 mar 2024 - 06h50
Como identificar um Ozempic falso que você compra pela internet
Video Player

De acordo com uma reportagem da Reuters, suspeita-se que Ozempic falsificado esteja ligado a três casos de hipoglicemia (açúcar baixo no sangue). A Food and Drug Administration (FDA) apreendeu milhares de unidades falsas de Ozempic que estavam circulando na cadeia de fornecimento legítima dos EUA, mas a agência alertou que produtos falsificados ainda podem estar disponíveis no mercado.

Alguns varejistas online que fornecem medicamentos sem receita e farmácias de manipulação são as fontes que mais preocupam os especialistas médicos. 

Publicidade

Como o Ozempic funciona?

A FDA está incentivando pacientes e profissionais de saúde a checarem novamente as caixas de Ozempic e evitarem o uso de produtos com o número de lote NAR0074 e o número de série 430834149057.2

A FDA e a Novo Nordisk, empresa fabricante do Ozempic e Wegovy, compartilharam imagens em suas redes sociais comparando medicamentos falsificados e reais para ajudar os pacientes a reconhecer produtos autênticos.

Diferenças: o verdadeiro (esquerda) e o falso (direita)
Diferenças: o verdadeiro (esquerda) e o falso (direita)
Foto: Reprodução

Uma caneta Ozempic genuína não se alonga quando você tenta definir a dose com o dial. Caixas de Ozempic falsas podem conter erros de ortografia, e o número do lote na caixa pode não corresponder à concentração do produto indicada na mesma caixa e caneta. O rótulo em uma caneta falsificada também pode ter qualidade inferior e pode não aderir bem à caneta.

Agulhas falsas também foram encontradas em algumas das amostras apreendidas pela FDA. Essas agulhas podem não ser esterilizadas, o que aumenta o risco de infecção.

Um porta-voz da Novo Nordisk disse à Verywell que a empresa entrou com 12 ações judiciais contra spas médicos, clínicas de emagrecimento ou médicas e farmácias de manipulação para “cessar e desistir de propaganda enganosa, violação de marca registrada e vendas ilegais de produtos manipulados não aprovados pela FDA que alegam conter semaglutida”.

Publicidade

Os medicamentos manipulados às vezes contêm quantidades diferentes do ingrediente ativo do que a versão tradicional. A semaglutida é o ingrediente ativo do Ozempic e Wegovy, mas versões manipuladas foram encontradas contendo semaglutida sódica, semaglutida acetato e “impurezas desconhecidas”.

Se você acha que tem um medicamento falso, pare de tomá-lo e entre em contato com o seu médico. 

(*) André Forastieri é jornalista e empreendedor, fundador de Homework e da agência de conteúdo e conexão Compasso, e mentor de profissionais e executivos. Saiba mais em andreforastieri.com.br.

Homework
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se