Canabinóide derivado do ômega-3 pode ter ação anticancerígena

31 jul 2018 - 07h11

Novas pesquisas sugerem que o analgésico natural do corpo, o "sistema endocanabinóide", também pode ter propriedades de combate ao câncer quando "ativado" pelos ácidos graxos ômega-3. Os endocanabinóides são moléculas que, juntamente com seus receptores, podem ser encontradas em todo o corpo - em nossos cérebros, órgãos, tecidos e até em nossas células imunológicas. O sistema endocanabinoide trabalha em conjunto com o sistema nervoso e o sistema imunológico para reduzir a dor e a inflamação da mesma maneira que a cannabis (maconha) reduz a dor, mas sem os efeitos psicotrópicos da planta. Porque este sistema interno foi encontrado para ter propriedades semelhantes ao químico canabinóide externo derivado da cannabis, foi nomeado "endocanabinóide" pelos cientistas na década de 1960.

Em pesquisa anterior publicada em 2017, a Prof. Das e seus colegas descobriram um grupo de metabólitos de ácidos graxos ômega-3 - ou subprodutos do metabolismo - chamados epóxidos endocanabinóides (EDP-EAs). Como alguns estudos sugeriram que a cannabis tem propriedades de combate ao câncer, os pesquisadores queriam ver se os endocanabinóides que ocorrem naturalmente teriam o mesmo efeito. Portanto, eles examinaram o comportamento de EDP-EAs em um modelo de mouse de osteossarcoma, que é uma forma particularmente agressiva de câncer ósseo. Os cientistas descobriram que os ratos com tumores cancerígenos que se espalharam para os pulmões tinham 80% mais EDP-EAs em seus tecidos pulmonares do que roedores saudáveis. Descobriu-se que os endocanabinóides matam as células cancerígenas - embora não tão eficientemente quanto as drogas quimioterápicas padrão.

Publicidade

No entanto, os EDP-EAs também impediram que os vasos sanguíneos fornecessem aos tumores o sangue rico em nutrientes de que necessitavam, o que impedia o crescimento dos tumores. E, mais importante, os EDP-EAs impediram que as células cancerígenas viajassem para outras partes do corpo e interagissem com outras células. A principal causa de morte por câncer é impulsionada pela disseminação de células tumorais, o que requer a migração de células. Como tal, terapias que têm o potencial de impedir a migração celular também podem ser úteis para retardar ou inibir as metástases. O consumo dietético de ácidos graxos ômega-3 pode levar à formação dessas substâncias no corpo e pode ter alguns efeitos benéficos. Entretanto, se você tem câncer, quer algo concentrado e rápido.

É aí que entram os derivados dos epóxidos endocanabinóides. Você poderia fazer uma dose concentrada do composto exato que é mais eficaz contra o câncer. Você também pode misturar isso com outras drogas, como quimioterapias. Assim, os pesquisadores estão planejando desenvolver esses derivados que poderiam se ligar mais rapidamente e de forma mais eficiente aos receptores canabinóides na superfície das células tumorais. Até então, os presentes resultados permanecem altamente significativos.

Referência

https://www.medicalnewstoday.com/articles/322482.php?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_country=BR&utm_hcp=no&utm_campaign=MNT%20Weekly%20%28non-HCP%20non-US%29%20-%20OLD%20STYLE%202018-07-18&utm_term=MNT%20Weekly%20News%20%28non-HCP%20non-US%29

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se