Em poucos dias, 2025 ficará para trás, e na hora de relembrar os principais acontecimentos do ano, as notícias negativas parecem dominar o cenário. Mas o período não foi feito apenas de desafios: também houve momentos leves e inspiradores. Confira 13 histórias em que os animais mostraram deixaram a vida mais leve em 2025.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
1) Estrelas de cinema: Suri e Ozzy, dupla que deu vida ao cão Pimpão em “Ainda Estou Aqui”, conquistou o coração do público e o prêmio de Melhor Cachorro Histórico no Fido Awards, premiação britânica considerada o ‘Oscar canino’.
2) O amor cura
Farofa, de 2 anos, foi um anjo na vida da tutora, Rayssa Martins, e a ajudou a superar as dificuldades durante o tratamento de um Linfoma de Hodgkin, descoberto em 2024CARD 3
3) Delegato
Apelidado de B.O, o gatinho de 7 anos foi adotado pela Delegacia da Mulher de São João da Boa Vista, no interior de São Paulo, e com farda e crachá tem ajudado a deixar o ambiente um pouco mais acolhedor
4) De volta à natureza
Em novembro, a onça-pintada resgatada ferida no Rio Negro, no Amazonas, foi devolvida à natureza após passar mais de um mês em tratamento. A história se força e resiliência emocionou a todos que acompanharam.
5) Celebração merecida
Nur, primeira ursa polar nascida na América Latina sob cuidados humanos, completou um ano em novembro e ganhou festa com direito a bolo especial e um livro infantil com seu nome no Aquário de SP.
6) Dominou a telinha
Carisma é o sobrenome de Amendoim, cachorro que estrelou o filme “Caramelo”, na Netflix. A doçura do animal tornou a produção brasileira uma das mais vistas do mundo na plataforma.
7) Beleza é com ele
Thor, de Lagoa Santa (MG), foi eleito “O Gato SRD (Sem Raça Definida) Mais Bonito do Brasil” em um concurso de 2025. A mancha em formato de coração no peito é seu charme!
8) Encontro abençoado
O cão Aparecido de Assis acompanhou fiéis durante uma romaria de 150 km entre Guarulhos e Aparecida do Norte, em São Paulo, e acabou adotado pelo policial civil César Franco.
9) Inteligência pura
Gaia, cadela de 6 anos, memorizou mais de 200 nomes de brinquedos, algo incomum entre os pets. Com essa habilidade, ela se tornou a única brasileira a integrar a lista de ‘cães gênios’ de um estudo realizado por uma universidade na Hungria.
10) Superação
O cãozinho Lufy viralizou com um ensaio fotográfico na cadeira de rodas para incentivar sua adoção. Criado anormalmente para ser pequeno, ele desenvolveu problemas de saúde, parou de andar e foi abandonado, mas acabou acolhido por uma ONG nos Emirados Árabes Unidos.
11) Aventureira
Faísca surpreendeu os tutores ao voltar para casa, em Palmas (TO), três meses após desaparecer durante uma viagem. O animal fugiu em uma cidade a cerca de 170 km de onde vive, mas foi encontrado por alunos da Universidade Federal do Tocantins após retornar à capital.
12) Amor e inclusão
Zoki, um cachorrinho surdo, foi adotado pelo casal Mayara Mangolin e Jean Fenato, que também não escuta, e começou a aprender comandos em Libras para facilitar a comunicação entre a família.
13) ‘Pró-reitor de assuntos caninos’
Silveira passou quase 10 anos no campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no RS, ao lado de alunos e funcionários. Idoso e acima do peso, ele recebia cuidados especiais e virou uma celebridade neste ano. Em julho, o famoso cão finalmente ganhou um lar.