Os gatos são animais que utilizam suas patas para diversas atividades: brincar, pegar um petisco, abrir portas e até "cutucar" o tutor para receber um carinho. Mas você sabia que eles podem ter uma patinha dominante, que é mais usada para essas funções? Pois é, isso não é apenas uma impressão dos tutores: cientistas descobriram que os felinos podem ser canhotos ou destros assim como nós, humanos.
Diferentes estudos focados em comportamento animal observaram que os gatos demonstram consistência no uso da pata direita ou esquerda quando vão brincar, se apoiar, alcançar comida ou até mesmo se equilibrar. E tem mais: boa parte das pesquisas sugerem até que existe uma diferença entre gatos machos e fêmeas nesse quesito. Vamos entender melhor a seguir!
Gatos podem ser destros ou canhotos, segundo a ciência
Um estudo realizado em 2019 na Alemanha concluiu que quase 80% dos gatos avaliados tinham preferência pela pata esquerda ou direita na hora de realizar certas atividades. Esse achado reforçou as descobertas feitas previamente por outros cientistas, em 1990, que já indicavam que os gatos, em sua grande maioria, não são animais ambidestros, ou seja, eles têm uma única patinha dominante.
Enquanto os gatos machos são mais canhotos, as fêmeas tendem a ser destras
O mais interessante é que os animais que têm uma pata "favorita" também tiveram um desempenho melhor em resolver problemas (como abrir tampas, por exemplo), segundo esses estudos.…