Será que você sabe como cuidar de gato filhote do jeito certo? Essa pode ser uma missão difícil para quem é pai de pet pela primeira vez, e existem alguns cuidados imprescindíveis que devem ser seguidos para garantir que o bichano cresça forte e saudável.
O gato filhote exige uma atenção especial com a alimentação, saúde, vacinas e bem-estar como um todo. Quer saber como fazer isso da melhor maneira possível? Te contamos a seguir 10 coisas que você precisa fazer nesta fase!
1) O filhote deve se alimentar exclusivamente do leite materno no início
A alimentação do filhote gato deve ser baseada na amamentação até ele completar em torno de 45 dias de vida. É no leite materno que o animal vai encontrar os principais nutrientes para ter um desenvolvimento saudável nos primeiros meses.
O colostro, por exemplo, é uma substância essencial nessa fase. Ele é responsável por aumentar a imunidade do animal e prevenir uma série de problemas, como a diarreia. Porém, ele só pode ser obtido por meio do leite materno ou fórmulas específicas de leite artificial para gato filhote (nos casos em que o pet está sem a mãe).
2) Ração e petiscos devem ser específicos para o gato filhote
Depois do desmame, o pet deve fazer a transição com papinha ou sachê para se acostumar com alimentos pastosos e só depois é que deve começar a alimentação com ração seca. Mas você sabia que não pode ser qualquer tipo de ração?
Na verdade, se você ainda não sabe como cuidar de gato filhote,…