7 raças de cachorros dóceis que são perfeitas para crianças

24 jun 2025 - 04h59
Conheça as raças de cães mais dóceis e divertidos para crianças
Conheça as raças de cães mais dóceis e divertidos para crianças
Foto: Freepik

Ter um cachorro em casa pode ser uma experiência transformadora para uma criança. Além de serem ótimos companheiros, os cães ensinam sobre responsabilidade, empatia e afeto. Mas, ao escolher um pet para conviver com os pequenos, é essencial considerar o temperamento do animal. Raças dóceis, pacientes e brincalhonas são as mais indicadas.

A seguir, listamos 10 raças de cães que costumam se dar muito bem com crianças:

Publicidade

1. Golden Retriever

Extremamente carinhoso, obediente e inteligente, o Golden Retriever é quase sempre o primeiro da lista quando se trata de cães para famílias. Ele adora brincar e tem muita paciência com crianças.

2. Labrador 

Alegre, sociável e cheio de energia, o Labrador é outro clássico entre os cães de família. Ele adora correr, nadar e participar das brincadeiras dos pequenos.

Publicidade

3. Poodle (tamanhos mini ou médio)

Muito inteligente e fácil de treinar, o Poodle é uma excelente opção. Além de tudo, sua pelagem hipoalergênica é ideal para famílias com crianças alérgicas.

4. Shih-tzu

Pequeno, calmo e sociável, o Shih-tzu é uma boa companhia para crianças mais tranquilas. Ele prefere o colo ao agito, mas se adapta bem ao ambiente familiar.

5. Buldogue francês

Apesar da carinha de bravo, o Buldogue Francês é um amor. Ele adora brincar, mas sem exageros, o que o torna ótimo para crianças pequenas e apartamentos.

Publicidade

6. Beagle

Cheio de energia e muito amigável, o Beagle ama brincar com crianças. É curioso e precisa de estímulos e passeios diários para gastar sua energia.

7. Vira-lata (SRD)

Muitas vezes esquecidos, os vira-latas costumam ser companheiros leais e extremamente carinhosos. Adotados desde filhotes, aprendem a conviver com crianças e se tornam amigos inseparáveis.

Independentemente da raça, é essencial ensinar as crianças a respeitar o espaço e os sinais do cachorro. A convivência entre eles deve ser acompanhada por adultos, especialmente nos primeiros contatos e é muito importante destacar que cachorro não é brinquedo e é um animal para toda a vida.

Ter um cãozinho em casa pode fazer maravilhas pelo desenvolvimento emocional de uma criança. Escolha com carinho o novo amigo de quatro patas da família.

Publicidade
Simples Conteúdo
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se