A Maratona de Berlim, marcada para 27 de setembro, terá novos nomes de destaque no campo de elite. Entre os homens, foram confirmados o tanzaniano Gabriel Geay, recordista nacional com 2h03min00, e o etíope Guye Adola, vencedor da prova em 2021.
Geay foi vice-campeão da Maratona de Valência em 2022, com 2h03min00, e terminou em segundo lugar na Maratona de Boston de 2023. Adola, por sua vez, estreou na distância justamente em Berlim, em 2017, quando correu 2h03min46 e foi vice-campeão. Neste ano, venceu a Maratona de Roterdã com 2h03min54.
A prova também terá vários alemães em busca de evolução. Aaron Bienenfeld chega após correr 2h08min47 em sua estreia na maratona, em Hamburgo, o melhor tempo de um alemão em uma primeira participação na distância. Haftom Welday tem 2h08min13 como recorde pessoal e também tentará baixar sua marca.
Johannes Motschmann, com 2h10min39, busca finalmente correr abaixo de 2h10, enquanto Sebastian Hendel tenta retomar a evolução depois de problemas de saúde e lesões. Seu recorde pessoal é de 2h07min33, obtido em Berlim.
Na elite feminina, a etíope Bedatu Hirpa é a principal novidade. Vencedora das maratonas de Dubai e Paris, ela tem como recorde pessoal 2h18min27 e foi vice-campeã em Osaka neste ano, com 2h19min54.
Entre as alemãs, Kristina Hendel busca reencontrar a forma que a levou ao recorde pessoal de 2h27min29. Já Anna Langerwisch, de apenas 24 anos, vem em ascensão: correu 2h32min13 na Maratona de Praga, em sua segunda prova na distância, e recentemente marcou 32min17 nos 10 km da adidas Runners City Night.
Os novos nomes se juntam aos recordistas mundiais Sabastian Sawe, do Quênia, e Tigst Assefa, da Etiópia.
A organização da Maratona de Berlim também divulgou seu relatório de sustentabilidade de 2025. Entre os dados apresentados, os eventos promovidos pela SCC EVENTS geraram 10,24 milhões de euros em doações para projetos beneficentes no ano passado.