Lavar os cabelos não é apenas uma questão de higiene ou de cuidado com a aparência. Para quem tem caspa, o momento da lavagem é essencial para tratar o problema. O menor deslize pode intensificar a descamação do couro cabeludo, responsável pelos pontinhos brancos.
"O shampoo anticaspa, por exemplo, deve agir por no mínimo dois minutos na cabeça para fazer efeito", explica o dermatologista Ademir Jr., especialista em saúde capilar, de São Paulo. Confira sete etapas fundamentais para combater o incômodo!
1. Acerte a frequência das lavagens
De acordo com o dermatologista Ademir Jr., a regularidade das lavagens — todos os dias ou em dias alternados — depende da gravidade do caso, do tipo de shampoo utilizado e do tratamento adotado. O que não pode acontecer é evitar o chuveiro por conta própria. Lave os cabelos sempre que sentir que estão sujos, já que a oleosidade tende a agravar a descamação do couro cabeludo.
2. Água morna ou fria
A temperatura da água também influencia nos resultados. Optar por temperaturas mais amenas, como morna ou fria, evita a perda excessiva de oleosidade natural, o que poderia levar o organismo a produzir ainda mais sebo.
"Os banhos quentes estimulam a produção do sebo e pioram a descamação do couro cabeludo responsável pela caspa", destaca a dermatologista Flávia Addor.
3. Use um shampoo adequado
...
Veja também
Dermatite seborreica: o que é, causas e tratamento
Sem gastar na farmácia: o que há na sua cozinha para melhorar sua pele
Caspa na sobrancelha: veja o que causa e o que fazer para resolver