Nostalgia é a solução para alcançar a felicidade, diz psicólogo

9 nov 2009 - 10h04
(atualizado às 10h10)

Está triste e se sentindo sozinho? Tente a nostalgia. A dica é do psicólogo Clay Routledge, do Departamento de Psicologia da Universidade do Estado de Dakota do Norte. "As garrafas de vidro e as latas de alumínio não são as únicas coisas que reciclamos. Nós amamos o passado e a nostalgia é um bom negócio. Mas por quê?", questionou ele em seu artigo do site Psychology Today.

mulher vendo cartas, nostalgia, int
mulher vendo cartas, nostalgia, int
Foto: Getty Images




» Siga o Terra no Twitter

» Chat: tecle sobre o assunto

A explicação é simples: quando as pessoas lembram as coisas boas que passaram, ficam mais felizes. "Em laboratório, quando pedimos que pensassem em suas experiências, objetos ou músicas do passado pelas quais se sentem nostálgicas, o bom humor aumenta. Isso faz sentido porque quando analisamos o conteúdo desses episódios, descobrimos que eles são, na maioria dos casos, positivos. É verdade que nostalgia pode ser feliz com um pingo de tristeza, mas o resultado é positivo. A nostalgia simplesmente faz as pessoas mais felizes", afirmou ele.



Além do bom humor, ela aumenta a auto-estima e as percepções do significado da vida. "A vida não é só uma sucessão de sucessos. A nossa existência pode ser triste e entediante. É usando a nostalgia que podemos injetar significado e excitação para a vida."



Na prática, ponha a se lembrar das suas músicas favoritas da infância, ler cartas, ver fotos antigas e frequentar lugares onde não vai há muito tempo. "Manter um diário ou passar algum tempo refletindo no que já passou é uma boa ideia", disse Routledge, que garante que isso vai deixá-lo ainda mais feliz. Não custa tentar.

Publicidade
Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se