Anvisa aprova comercialização da insulina inalável no país

Produto não é recomendado para menores de 18 anos e pacientes com problemas pulmonares

4 jun 2019 - 12h43

O diabetes já afeta aproximadamente 16 milhões de brasileiros, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Diversos pesquisadores buscar encontrar novos tratamentos para oferecer maior comodidade, eficácia e controle dos níveis de açúcar no sangue.

Foto: Reprodução/Shutterstock
Foto: Reprodução/Shutterstock
Foto: Getty Images / Minha Vida

A boa notícia é que um novo medicamento para diabéticos acaba de receber o registro no Brasil. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a comercialização da primeira insulina inalável do País. A resolução que concede o produto foi autorizada na última quinta-feira (30) e publicada nesta segunda-feira (3) no Diário Oficial da União.

Publicidade

Chamada de Afrezza, a nova insulina é vendida em pó, em cartuchos com três tipos de dosagem. O produto atinge a corrente sanguínea imediatamente e alcança níveis máximos de insulina entre 12 a 15 minutos após o uso. O medicamento foi desenvolvido pela Biomm, em parceria com a MannKind Corporation.

O objetivo da droga inalável é equilibrar a quantidade de insulina na corrente sanguínea após a ingestão de alimentos, por isso deve ser usado antes das refeições. Atualmente, só existem insulinas injetáveis no mercado.

Embora o produto seja uma alternativa para melhorar a qualidade de vida do paciente, a insulina inalável ainda não é capaz de substituir todas as aplicações diárias de insulina, ou seja só iria suprir o uso de aplicações de insulina de ação rápida ou ultrarrápida. Desta forma, a empresa fabricante afirma que pacientes com diabetes mellitus tipo 1 devem combinar o produto com uma insulina de ação prolongada.

Além disso, o medicamento é contraindicado para pacientes com problemas pulmonares e menores de 18 anos.

Publicidade

Antes da aprovação, testes foram realizados com mais de 3 mil participantes, portadores de diabetes tipo 1 ou tipo 2. Ainda não há previsão para a venda do medicamento no Brasil e o valores não foram divulgados.

A Afrezza está disponível nos Estados Unidos desde 2015, quando foi aprovado pela agência de regulamentação norte-americana Food and Drug Administration (FDA).

Outras tentativas da comercialização de insulina inalável

Em 2006, a Anvisa havia liberado a comercialização da Exubera, da Farmacêutica Pfizer, uma insulina inalável que era usada com o auxílio de um inalador. Contudo, no ano seguinte a empresa tirou a droga do mercado. Na época, foi informado que a insulina inalável não teve o alcance desejado.

Desde então, novos estudos foram realizados para encontrar um produto que fosse de fato acessível aos pacientes.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se