Yoga para iniciantes: 9 posturas fáceis para começar a praticar

Aproveite os benefícios da prática sem sofrimento

14 jul 2020 - 17h18
(atualizado em 8/9/2021 às 09h02)
Aproveite os benefícios da prática sem sofrimento - Shutterstock.
Aproveite os benefícios da prática sem sofrimento - Shutterstock.
Foto: João Bidu

É fato que o yoga promove muitos benefícios para o corpo e para mente. Para ter uma breve noção sobre as qualidades dessa atividade, entre os pontos positivos da prática estão: fortalecimento da musculatura, proteção e alongamento da coluna, alívio e combate de dores no corpo e melhora do raciocínio e da concentração.

Ou seja, é muito fácil de entender os motivos do sucesso dessa modalidade pelo mundo, não é?

Publicidade

E se você também quer integrar essa atividade no seu dia a dia, mas não sabe por onde começar, separamos 9 posturas fáceis do yoga para iniciantes, que podem, inclusive, ser realizadas dentro de casa! 

Ao realizar os movimentos, você perceberá que o yoga pode ser mais fácil do que você imagina - além de muito benéfico, claro!

Uma dica especial é iniciar a sessão de yoga com uma breve meditação. Assim, você reduz seu fluxo de pensamentos e fica mais focado(a) na boa execução dos exercícios.

JÁ CONFERIU A MENSAGEM DO HORÓSCOPO DE HOJE DO SEU SIGNO? APROVEITA E VÊ O DAS AMIGAS!

Publicidade

Posturas fáceis de yoga para iniciantes

Postura da criança

Para esta postura, você deve se sentar sobre os pés, de joelhos no chão. Então, curve seu tronco para a frente, levando o peito em direção às pernas e estique os braços, apoiando as mãos no chão. Se conseguir, você pode tentar encostar a testa no solo. Porém, lembre-se de respeitar seu limite! Se preferir, você também pode deixar os braços nas laterais do seu corpo.

Posição da criança
Foto: João Bidu

Postura da cobra

De bruços no chão, mantenha as pernas juntas e esticadas, com o peito dos pés encostado no solo. Então, com as palmas das mãos fixas no chão a uma distância um pouco maior que os ombros, empurre o solo e ergua o tronco, abrindo bem o peito. Sua coluna formará uma curva. Na postura, respire fundo e levante a cabeça. Procure manter os ombros afastados das orelhas para soltar a tensão.

Posição de Yoga
Foto: João Bidu

Postura da prancha

Nesta postura você irá levantar não só o tronco, mas toda a extensão do seu corpo - e você pode ir diretamente da pose da cobra para a prancha. Pra isso, basta apoiar os dedos dos pés no chão e elevar todo o corpo, mantendo-o reto, paralelo ao chão, utilizando a força dos braços e das pernas.

Publicidade
Posição da prancha
Foto: João Bidu

Postura da canoa

Sente-se e, com a coluna reta, deixe o peso do corpo apenas sobre seu glúteos. A posição exige concentração e equilíbrio, por isso, o ideal é manter o rosto voltado para frente, com o olhar em um ponto fixo. Levante as penas o quanto puder, com os joelhos esticados, e leve as palmas das mãos abertas em direção as pernas para ajudar no equilíbrio. Lembre-se de permanecer com as costas retas!

Posição prática de yoga
Foto: João Bidu

Postura da cadeira

Com as coxas paralelas, flexione os joelhos de maneira que formem um ângulo de 90 graus. Então, com a coluna reta, leve o tronco um pouco para frente e levante os braços acima da cabeça com as palmas abertas e os dedos esticados. Essa postura é muito semelhante ao movimento de sentar em uma "cadeira imaginária".

Posição da cadeira
Foto: João Bidu

Postura do guerreiro II

Em pé e com as pernas abertas na largura dos ombros, de um passo para trás com o pé direito para formar um ângulo de 45 graus com o chão. Com o tronco voltado para frente, dobre o joelho esquerdo, formando um ângulo de 90 graus. Em seguida, abra os braços e as mãos e mantenha seu rosto voltado para o lado da perna que está flexionada. Em seguida, faça o mesmo movimento do outro lado.

Publicidade
Posição do guerreiro 1
Foto: João Bidu

Posição ângulo lateral

A partir da posição do guerreiro II, desça o tronco em direção ao joelho dobrado. Faça isso com os braços esticados até que a palma da mão encontre o chão, do lado de dentro da perna. Vire a cabeça e olhe para cima. Fique na posição e respire três vezes. Então, repita todo o processo do outro lado.

Yoga em casa
Foto: João Bidu

Postura pernas na parede

Deitado(a) no chão com os glúteos bem próximos a uma parede, estique as pernas em direção ao teto. Então, apoie os braços no chão com as mãos sob a lombar ou relaxe o tronco no chão. Feche os olhos e respire pronfundamente.

Posição pernas na parede
Foto: João Bidu

Postura do peixe

Deitado(a) de costas, mantenha toda a extensão do corpo - da cabeça aos pés - bem esticada. Com cuidado, levante o tronco com os antebraços e os cotovelos apoiados no chão, levemente dobrados nas laterais do corpo. Mantenha a cabeça encostada no solo, nas não utilize-a como apoio - você deve manter o equilíbrio com o auxílio dos antebraços. Para essa postura, é importante manter a boca semiaberta e a ponta da língua encostada no céu da boca.

Publicidade
Posição do peixe
Foto: João Bidu
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se