"Escorpião empina a carroça": o que a frase sobre Lula quer dizer?

A frase "Escorpião empina a carroça" foi utilizada para descrever a postura de Lula diante de situações de grande pressão ou cobrança

15 abr 2024 - 12h30

Recentemente, uma expressão intrigante apareceu nos bastidores da política brasileira entre os assessores do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A frase em questão é "Escorpião empina a carroça", que foi utilizada por um ministro próximo para descrever a postura de Lula diante de situações de grande pressão ou cobrança.

A frase "Escorpião empina a carroça" foi utilizada para descrever a postura de Lula diante de situações de grande pressão ou cobrança
A frase "Escorpião empina a carroça" foi utilizada para descrever a postura de Lula diante de situações de grande pressão ou cobrança
Foto: Reprodução / Instagram (@lulaoficial) / João Bidu

O que a frase dita sobre o Presidente Lula quer dizer?

De acordo com relatos de assessores presidenciais, quando Lula se sente extremamente pressionado ou enfrenta uma situação em que se percebe com "a faca no pescoço", mostra sua resistência mais firme. Um Ministro próximo, de forma bem-humorada, comparou o comportamento de Lula ao seu signo, Escorpião. Ele sugeriu que, quando o ex-presidente é cobrado para agir, "empina a carroça".

Publicidade

Escorpião empina a carroça mesmo?

Mas, afinal, por que Escorpião empina a carroça? Em primeiro lugar, este signo remete à figura do animal que, quando ameaçado, reage de forma agressiva e defensiva. Da mesma forma, sugere-se que Lula, que é escorpiano, quando confrontado com desafios ou pressões, adota uma postura de resistência e determinação ainda maior.

Logo, a expressão, "empinar a carroça", pode ser um ato de elevar a resistência ou a recusa diante das demandas externas. Assim, quando o Presidente tem que lidar com situações que exigem uma resposta firme ou uma tomada de posição, ele demonstra uma vontade ainda mais forte de manter sua posição, mesmo que isso implique em enfrentar adversidades.

Trajetória política de Lula

Essa característica de Lula, descrita de forma tão peculiar pelos seus assessores, reflete não apenas sua personalidade, mas também sua trajetória política marcada por momentos de intensa pressão e de muitos desafios. Ao longo de sua carreira, Lula demonstrou uma capacidade notável de resistir a adversidades e de se manter firme em suas convicções, características que se comprovam por meio dessa expressão tão peculiar.

Em suma, "Escorpião empina a carroça" é mais do que uma simples frase, é uma metáfora que revela um aspecto importante da personalidade e da postura política do Presidente Lula e de todos os escorpianos, destacando sua determinação e sua capacidade de resistência diante das pressões.

Publicidade
Ama astrologia? Acesse o horóscopo e veja previsões do seu signo!
Ativar notificações