Conheça os melhores óleos essenciais para o quarto do bebê

Com a fragrância certa, você conseguirá deixar o bebê mais relaxado

22 jun 2020 - 11h14
(atualizado às 11h26)
Deixe o quarto do bebê mais agradável com diferentes aromas - Crédito: Pixabay/Pexels
Deixe o quarto do bebê mais agradável com diferentes aromas - Crédito: Pixabay/Pexels
Foto: João Bidu

Ter um bebê na casa renova as energias e traz grande alegria para a vida das pessoas. Porém, existe sempre aquela preocupação sobre como cuidar melhor do pequeno e suprir todas as suas necessidades para ele crescer saudável e feliz.

Também há uma grande questão que tira o sono dos pais e das crianças: as cólicas. Junte isso com a dificuldade de fazer o bebê dormir a noite toda e está pronto o combo que abala as noites de sono da família.

Publicidade

Para te ajudar com isso, a Aromaterapia é repleta de aromas ideais para cada fase da vida e, claro, não poderia faltar uma seleção com os melhores óleos essenciais para o quarto dos bebês!

Com as fragrâncias certas, você deixará a energia mais apropriada para proporcionar melhores noites de sono, tanto para os pequenos quanto para você! 

Cuidados com os bebês

Para complementar os cuidados diários com os pequenos, é recomendável utilizar os óleos essenciais puros e de boa qualidade - extraídos das flores, plantas, raízes e árvores. Afinal, é por isso que essa terapia é tão famosa para o tratamento de diversas causas físicas e psicológicas; as substâncias são 100% naturais e ricas em propriedades medicinais que se encaixam nas necessidades de todos.

Como o sistema imunológico dos bebês ainda está em fase de desenvolvimento, os óleos essenciais precisam ser usados com cautela e em pouca quantidade. O ideal é ter a orientação de um aromaterapeuta ou naturólogo para não errar na escolha e na utilização da substância.

Publicidade

Até os seis anos de idade, tanto a pele quanto o olfato das crianças, em geral, são muito sensíveis. Portanto, não aplique as fragrâncias diretamente na pele dos bebês e nem exagere na quantidade de gotas diárias - uma ou duas gotas de óleo essencial, diluídas em óleo vegetal puro, no difusor de ambiente, na roupinha ou no travesseiro é o suficiente para a criança sentir os efeitos calmantes dos aromas.

Outra sugestão de utilização dos óleos essenciais é a massagem com a técnica milenar da shantala. Por meio dos movimentos suaves da massagem, o bebê fica mais calmo e até as cólicas são aliviadas.

Óleos essenciais para bebê

Todos os óleos essenciais contêm propriedades específicas para resolver problemas físicos, espirituais ou psicológicos. Dessa forma, existem fragrâncias que combatem a ansiedade e o estresse, há aromas que ajudam a estimular a criatividade, a imunidade, a memória e elevam o astral, como também há óleos essenciais que ajudam no tratamento da depressão e no relaxamento do corpo.

Para os bebês, os melhores óleos essenciais são aqueles que acalmam, estimulam o desenvolvimento e que ajudam no sistema digestório, como as seguintes fragrâncias:

Publicidade

Camomila romana - fragrância ideal para relaxar o bebê quando ele estiver mais agitado e sem muita vontade de dormir. Também ajuda na melhora do sistema digestório, combatendo o excesso de gases e a prisão de ventre;

Lavanda - tem efeito cicatrizante e contribui para a purificação do ambiente, possibilitando, assim, uma maior calmaria. O bebê sente esse efeito e também fica mais relaxado, pronto para uma longa noite de sono.

Ela explica que a lavanda manda mensagens de olfato até o cérebro e o perfume liberado por esse óleo durante a noite contribui para purificar o ambiente e ainda trazer as sensações de tranquilidade e relaxamanto, ajudando assim a uma noite de sono mais calma. 

Fonte: Delas - iG @ https://delas.ig.com.br/filhos/2018-10-10/acalmar-bebe-oleos-essenciais.html

Ela explica que a lavanda manda mensagens de olfato até o cérebro e o perfume liberado por esse óleo durante a noite contribui para purificar o ambiente e ainda trazer as sensações de tranquilidade e relaxamanto, ajudando assim a uma noite de sono mais calma. 

Publicidade

Fonte: Delas - iG @ https://delas.ig.com.br/filhos/2018-10-10/acalmar-bebe-oleos-essenciais.html

Neroli ou flor de laranjeira - outro aroma ideal para os dias em que o bebê está com os ânimos lá no alto! Não apenas as crianças são beneficiadas com a fragrância - toda as tensões da família podem ser dissipadas com ajuda da Aromaterapia.

Mandarina - esse óleo essencial é da família dos cítricos e tem o poder de estimular o apetite dos bebês. Assim, se você está com dificuldade de fazer o pequeno comer, coloque algumas gotinhas dessa substância no aromatizador de ambiente.

Como os pais podem aproveitar o óleo essencial?

Mesmo que seja um momento de amor entre a família, não há dúvidas que um bebê precisa de muita atenção e dedicação constante e, por isso, às vezes não sobra muito tempo para descansar, né?

Para ajudar no relaxamento dos pais, depois de um longo dia de trabalho, nada melhor que um escalda pés com propriedades terapêuticas. O melhor desse processo é que ele é prático e os resultados são imediatos. Gostou da ideia? Então não deixe de preparar em casa!

Publicidade

Você precisará de uma bacia grande o suficiente para caber os dois pés. Então, coloque um pouco de água quente, de forma que cubra os pés, e acrescente um punhado de sal grosso e quatro gotinhas de óleo essencial de lavanda. Se você tiver bolinhas de gude, coloque-as dentro da bacia para massagear os pés e relaxar ainda mais.

Ama astrologia? Acesse o horóscopo e veja previsões do seu signo!
Ativar notificações