Depilação masculina valoriza músculos; escolha técnica ideal

15 jan 2014 - 07h21
(atualizado em 26/2/2014 às 12h08)

Método amplamente usado pelas mulheres para deixar a pele livre dos pelos, a depilação está cada vez mais inserida no ritual de beleza masculina, principalmente no verão, quando o desenho dos músculos é ainda mais valorizado pela remoção dos fios. Porém, antes de utilizar a cera, a lâmina ou o laser no peito, na barriga ou nas pernas, o homem precisa ficar atento ao escolher a técnica para não comprometer a saúde e a beleza da pele.

Isso porque, assim como o público feminino, o masculino também sofre com alergias provocadas pelos procedimentos estéticos, que irritam a pele, seja pela química ou pelo atrito do equipamento usado. “A sensibilidade ao procedimento depilatório depende de características como cor, idade e espessura do tecido cutâneo”, afirma Ana Célia Xavier, dermatologista do Hospital São Camilo, em São Paulo.

Publicidade

Em qualquer área do corpo os métodos podem ser aplicados, desde que seja evitada a exposição solar direta após a depilação, além do uso de ácidos no local. “Essas dicas evitam manchas e lesões após a remoção”, conta a especialista. Compare, a seguir, os três métodos depilatórios antes de deixar a pele livre dos pelos.

Lâmina

Prática e indolor, a depilação com lâmina pode ser feita em casa. Para isso, é importante utilizar o mesmo aparelho, no máximo, três vezes, aplicar espuma de barbear para facilitar seu deslizar e fazer o arraste sempre no sentido do crescimento do pelo. Depois, basta lavar a área depilada com água e sabão, hidratá-la com um creme emoliente e evitar tomar sol para que não haja o escurecimento.

Publicidade

Em contrapartida, os fios voltam a crescer rapidamente, o que faz com que a manutenção ocorra em um intervalo médio de três dias. Devido a essa frequência e também à força aplicada no aparelho de barbear, a pele tende a ficar traumatizada, já que uma fina camada da cútis é retirada junto com os pelinhos.

Cera

Tanto a cera quente quanto a fria arranca os pelos pela raiz, tornando-os mais finos e enfraquecidos e deixando a pele lisa por mais tempo. Ao executar o método em casa, procure por produtos à base de propriedades hidratantes como algas marinhas ou mel, que repõem a umidade da pele e facilitam o procedimento estético.

Durante a depilação, o material deve ser puxado no sentido contrário ao crescimento do pelo e, logo depois, vale a pena higienizar a área com loção específica para remover restos de cera. Apesar de mais eficazes que a lâminas, as ceras são mais dolorosas e podem causar o encravamento dos pelos, além de futuramente o aparecimento de vasinhos devido à tração.

Laser

Com efeito térmico e fotoacústico, o laser permite ficar cerca de dois anos longe da depilação. Para isso é necessário se submeter a algumas sessões da técnica - a quantidade varia de acordo com a área depilada, a cor da pele e a tonalidade dos pelos -, com intervalo de 15 a 30 dias entre elas. Como a luz do laser é atraída pela melanina do fio, quanto mais escuro ele for, melhor será o resultado final.

Publicidade

Contudo, pessoas morenas e negras devem tomar cuidado ao escolher o tratamento para não se surpreenderem com queimaduras ou manchas sobre a pele. Após cada sessão, que custa entre R$ 100 e R$ 500, é importante passar um creme hidratante para revitalizar e proteger a cútis das ações externas ambientais.

Fonte: Agência Hélice
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações