3 tipos de arroz diferentes do branco e seus benefícios

Pode ser branco, integral, vermelho, preto... todos os tipos de arroz são cheios de nutrientes e benefícios para a saúde

17 abr 2024 - 12h01
(atualizado às 22h12)
Saiba os benefícios dos diferentes tipos de arroz
Saiba os benefícios dos diferentes tipos de arroz
Foto: Shutterstock / Alto Astral

O arroz branco é a base da alimentação de grande parte dos brasileiros. Parte disso se deve à grande versatilidade desse alimento, que combina com as mais diversas carnes e acompanhamentos. Isso sem contar os seus vários benefícios para a saúde dos seres humanos.

Ele melhora a saúde cardiovascular, ajuda na digestão, é uma boa escolha de carboidrato para quem está tentando emagrecer, ajuda no controle da diabetes, entre outras inúmeras vantagens. Porém, mesmo assim, você sabia que pode ser bom variar entre esse e outros tipos de arroz?

Publicidade

Isso porque, mesmo com o arroz branco tendo todos esses benefícios, outras variedades do grão, como o integral, o vermelho e o preto, têm outras vantagens e nutrientes. Então, se cada dia você comer um diferente, vai ganhar todos esses benefícios.

9 alimentos sem glúten para substituir o trigo 9 alimentos sem glúten para substituir o trigo

A seguir, a Josapar, detentora das marcas Tio João e Meu Biju, reuniu uma série de informações relevantes sobre os tipos de arroz, incluindo os benefícios de cada um. Confira:

Arroz integral

O arroz integral é conhecido por ser a versão não refinada do arroz branco, mantendo em sua composição o farelo e o gérmen. Isso faz com que ele mantenha suas fibras e seus nutrientes preservados.

Publicidade

Por conta disso, ele promove maior saciedade e também possui um índice glicêmico menor que o do arroz branco. É rico em vitaminas do complexo B e minerais como zinco, selênio, cobre e magnésio, além de antioxidantes.

Todas essas propriedades fazem com que o consumo do arroz integral influencie diretamente para a melhoria da saúde intestinal, favorecendo a perda de peso, diminuindo o colesterol e reduzindo o açúcar no sangue.

Arroz vermelho

O arroz vermelho é menos comum no dia a dia dos brasileiros, mas também tem vários benefícios. Ele tem um sabor amendoado e conta com a coloração avermelhada por conta da presença de antocianinas, substâncias antioxidantes que combatem os radicais livres no organismo.

Esse tipo de arroz contém propriedades que ajudam a controlar o colesterol e prevenir a diabetes, além de ser rico em fibras e minerais, como ferro e a vitamina B6, que auxilia na regulação do sono, do humor e do apetite.

Publicidade

Pode ser servido com feijão ou como acompanhamento para pratos que levam peixes, carnes e aves. Fica bom também adicionado em saladas, pois combina com sabores frutados, frescos e defumados. Se você não costuma usar esse tipo de arroz no dia a dia, essas são algumas ideias para começar a inclui-lo na dieta.

Arroz preto

Também chamado de arroz negro, é um grão milenar originário da China e muito usado na culinária mediterrânea. Seus grãos são mais arredondados, com textura macia e sabor acastanhado.

Possui mais fibras e proteínas que o arroz branco e é considerado um superalimento. Ademais, é rico em vitamina A, vitaminas do complexo B, e minerais como cálcio, magnésio, zinco e ferro. Essas propriedades ajudam a reduzir o colesterol, controlar a glicemia, prevenir doenças degenerativas e o tornam um excelente aliado aos que seguem uma dieta vegana ou vegetariana.

O arroz preto combina perfeitamente com peixes e frutos do mar e fica bom com temperos fortes, como o curry. Muitas vezes, aparece ainda junto com mixes de cogumelos.

Publicidade
Quer receber receitas e dicas de gastronomia e culinária?
Ativar notificações