São 4 horas da manhã na Península de Nicoya, na Costa Rica. Lá, os habitantes mais longevos do planeta já estão acordados e acendendo seus fornos a lenha. É o primeiro passo para preparar o café da manhã com que iniciam o dia ao longo de toda a vida — e que, segundo o pesquisador e especialista em longevidade Dan Buettner, pode ser considerado o "mais saudável do mundo".
Buettner, um dos maiores especialistas do mundo na área da longevidade, estuda as chamadas Zonas Azuis há mais de duas décadas. Essas são regiões do planeta onde as pessoas vivem mais e com melhor qualidade de vida. Entre elas estão Sardenha (Itália), Icaria (Grécia), Okinawa (Japão), Loma Linda (EUA) e, claro, Nicoya — a joia da América Central em termos de expectativa de vida.
Com isso, o especialista pôde comprovar de perto que os moradores de todas essas regiões compartilham algumas características em comum, como: prática regular de atividade física leve, fortes laços comunitários e uma alimentação baseada em produtos locais e minimamente processados — bem diferente dos alimentos ultraprocessados que costumam fazer parte dos cafés da manhã ocidentais.
O tradicional café da manhã de Nicoya: ingredientes e benefícios
...
Veja também
Quer frango menos calórico? Esse modo de preparo faz toda a diferença
Essa receita de almôndega de frango resolve meu almoço em 20 minutos
O repolho está oficialmente na moda: veja como deixá-lo delicioso!