A gordura no fígado é um problema cada vez mais comum - e muitas vezes silencioso. O acúmulo de gordura nas células hepáticas pode causar inflamação e, a longo prazo, comprometer a função do órgão. Por isso, adotar hábitos que ajudam o fígado a trabalhar melhor é fundamental.
E uma das maneiras mais simples e naturais de fazer isso é incluir na rotina o chá de carqueja, uma planta medicinal amplamente utilizada no Brasil por suas propriedades terapêuticas.
De acordo com a nutróloga Valéria Viana, em um artigo anterior, a carqueja é uma grande aliada do fígado, além de trazer outros benefícios para o corpo. "Ela contribui para uma boa digestão, tem ação diurética, ajuda no emagrecimento e também pode auxiliar no controle da glicose", explica a especialista.
Leia mais: Gordura no fígado: 9 alimentos que você precisa parar de comer se não quiser ter
Por que a carqueja é boa para o fígado
A carqueja (Baccharis trimera), da família Asteraceae, é rica em compostos como flavonoides, óleos essenciais e saponinas, responsáveis por suas ações protetoras. Segundo Valéria, "os flavonoides têm uma forte ação antioxidante e hepatoprotetora, ou seja, ajudam a proteger as células do fígado contra o estresse oxidativo e a inflamação".
...
Veja também
Gordura no fígado: o que é, sintomas e como tratar
5 hábitos que você deve seguir para evitar gordura no fígado
Chá para pedra nos rins: o que tomar para tratar e prevenir?
Especialista revela quais são os carboidratos LIBERADOS para quem tem gordura no fígado
8 chás que ajudam a queimar gordura (e que provavelmente você tem em casa)