Leite está caro? Veja como substituir nas receitas

O leite de caixinha teve um aumento de 19,8% no preço este ano, segundo pesquisa feita pela USP, aprenda como substituir

8 ago 2022 - 08h52

Uma pesquisa feita pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da USP (Universidade de São Paulo) revelou que, até junho, a alta real do leite foi de 19,8%. Em alguns supermercados, já há marcas sendo vendidas por mais de R$ 10 o litro. Este aumento afeta diretamente o bolso dos consumidores e empreendedores que trabalham utilizando esta matéria prima em receitas. 

O maior problema é que enquanto os preços sobem exponencialmente, os salários não acompanham. Apesar disso, é possível fazer substituições inteligentes, que mantêm o sabor das receitas e fazem a conta final reduzir.

Publicidade

Confira a lista de opções

Leites vegetais

Foto: bhofack2 / iStock

A substituição mais comum do leite integral, são os leites vegetais, como por exemplo leite de amêndoas, coco, castanha soja e arroz. Porém, muitos deles são mais caros que o leite comum se comprados em mercados. Então, como economizar usando essa opção? 

A resposta é fácil: faça seu próprio leite em casa. 

Muitos deles são bem simples de serem feitos, como por exemplo o leite de coco. Você só precisa bater bem o coco fresco no liquidificador com água mineral e depois coar. Outra ótima opção é o leite de amêndoas, basta deixar as amêndoas de molho por, no mínimo, 8h, lavá-las, bater no liquidificador com água e depois coar. 

Publicidade

Há diversas opções de receitas de leites vegetais na internet e muitas delas são super econômicas, fáceis e deliciosas! Vale testar para descobrir qual te agrada mais. Neste artigo da nossa editoria Visão do Corre, há duas opções baratas e descomplicadas, confira!

Água 

Foto: alvarez / iStock

É possível, em receitas de bolo, substituir leite por água, já que o leite em si não muda o sabor da massa, na verdade serve para deixá-la mais fofinha. Apesar disso, ao fazer essa substituição é preciso ficar atento ao tempo de forno, já que utilizar água deixará o bolo mais úmido. Isso significa que ele pode precisar de um pouquinho mais de tempo para chegar no ponto perfeito. É só prestar atenção  ou já pegar uma receita que use água ao invés de leite.

Confira essa receita de bolo na airfryer com água.

Suco de frutas

Foto: fcafotodigital / iStock

Trocar o leite por um suco de frutas também é uma ótima opção em receitas de bolo. O princípio é o mesmo da água: como o suco deixará a massa um pouco mais úmida, será necessário mais um tempinho de forno para que ela chegue no ponto certo.

Uma das receitas mais clássicas é o bolo de laranja feito com suco de laranja, fica fofinho e delicioso! 

Publicidade

Confira a receita completa clicando aqui!

Você ainda prefere uma opção mais próxima do leite de vaca?

A saída para quem não quer fazer substituições muito radicais e, ainda sim, precisa economizar, é o soro de leite. Com a crise, algumas marcas começaram a vender o soro de leite como uma das opções para substituir o leite integral. Apesar de não haver contraindicações, este soro é o que sobra da produção de queijos e acaba perdendo nutrientes e gordura. 

Ele é mais próximo do leite desnatado e é uma ótima opção para receitas como pães e bolos. Mas, para o dia a dia, é fundamental procurar um nutricionista se você pretende substituir leite de vaca pelo soro de leite

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se