Leite condensado caseiro para economizar nas receitas

4 ago 2022 - 13h09
(atualizado em 9/8/2022 às 13h47)

O leite condensado é um ingrediente muito versátil e permite que você prepare diversos doces com muito mais sabor. Mas sabia que é possível deixar suas sobremesas ainda melhores preparando uma receita de leite condensado caseiro? Antes disso, vamos te explicar como as tradicionais latas e caixas de leite condensado que encontramos no mercado têm usos diferentes:

  • LATA: esse tipo de embalagem permite o preparo do doce de leite cozido na pressão, o que não é possível com outros recipientes. Em lata, você encontra o leite condensado comum, o de soja (indicado para pessoas com intolerância à lactose e glúten), o light e o diet.
  • CAIXA: o leite condensado dessa embalagem é pasteurizado da mesma maneira que o da lata. A diferença é que o custo de sua produção é inferior. Por isso, em geral, o seu preço é mais barato em comparação ao da lata. O leite condensado de caixinha é muito prático para regar alimentos, pois é preciso apenas cortar uma das pontas.

Para fazer coberturas, recheios ou mesmo incrementar qualquer receita agradando a todos os paladares, veja como fazer essa delícia na cozinha de casa!

Publicidade

Tempo: 2h (+12h de geladeira)

Rendimento: 15 porções

Dificuldade: fácil

Ingredientes da receita de leite condensado caseiro

  • 1kg de açúcar
  • 9 xícaras (chá) de leite
  • 2 colheres (sopa) de maisena
  • 1 xícara (chá) de leite em pó

Modo de preparo

Em uma panela, em fogo médio, coloque o açúcar e 8 xícaras (chá) de leite. Mexa até levantar fervura. Coloque dentro da panela um pires de cabeça para baixo, abaixe a temperatura do fogo para mínima e cozinhe por 1 hora e 30 minutos, mexendo de vez em quando, ou até obter um creme. Desligue e reserve. No liquidificador, bata o leite restante com a maisena e o leite em pó. Adicione ao creme da panela e cozinhe em fogo baixo por 1 hora ou até engrossar, mexendo. Desligue, espere esfriar e bata na batedeira até ficar cremoso. Leve à geladeira por 12 horas antes de usar.

Publicidade
    Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
    Inscreva-se