A couve-flor, integrante da família das crucíferas — que também inclui o brócolis e o repolho —, é uma aliada poderosa da saúde cardiovascular. Rica em antioxidantes como vitamina C, carotenoides e compostos sulfurados, ela ajuda a reduzir processos inflamatórios no organismo. Além disso, fornece fibras, que contribuem para o controle do colesterol e da glicemia, e nutrientes essenciais como folato e vitamina K, importantes para a saúde vascular.
"Esses nutrientes estão associados à redução do risco cardiovascular e à proteção contra algumas doenças crônicas", ressalta a Dra. Nathalia Felix, médica nutróloga e membro da Comissão Científica da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).
Principais benefícios da couve-flor
• Auxilia no emagrecimento (baixas calorias, alta saciedade).
• Melhora o trânsito intestinal.
• Contribui para o controle da pressão arterial.
• Tem compostos bioativos com potencial anticâncer.
Qual é o melhor jeito de preparar?
A forma de preparo influencia diretamente na preservação dos nutrientes. O cozimento no vapor é o que mais mantém as propriedades do vegetal. Assar ou refogar rapidamente também são boas opções. "Evite cozimento prolongado em muita água, que pode reduzir vitaminas hidrossolúveis", diz a médica.
Além disso, ela pode ser consumida crua em saladas. Mas, para algumas pessoas, pode causar gases — nesse caso, é melhor cozinhar levemente.