4 mitos sobre alimentação que você precisa desvendar

Nutricionistas esclarecem algumas mentiras populares sobre comidas e dão dicas para melhorar a dieta

7 mar 2023 - 11h01
(atualizado às 12h32)
Cuidados com a alimentação contribuem para uma vida saudável
Cuidados com a alimentação contribuem para uma vida saudável
Foto: Pixel-Shot l Shutterstock / Portal EdiCase

Alimentação é um assunto muito vasto e cercado de uma série de mitos. Logo, desmistificá-los é importante para podermos melhorar a forma como nos alimentamos. Por isso, as nutricionistas Myrla Merlo e Mara Cristina de Sousa Miranda esclarecem alguns deles e dão dicas para nos alimentarmos melhor.   

1. Produtos diet podem ser consumidos à vontade?

Mito. Produtos diet são aqueles que não possuem um ou mais ingredientes em sua composição, tais como: açúcar (sacarose, mel, glucose) – indicado para diabéticos; gordura – indicado para pessoas com problemas de colesterol; sal – indicado para os hipertensos. Por exemplo, o chocolate diet não tem açúcar em sua composição, mas há uma grande concentração de gordura, prejudicando pessoas com hiperlipidemia. 

Publicidade

2. Gorduras se transformam em músculos?

Mito. Transformar gordura em músculo é impossível! Quando você, por meio da atividade física, consegue ter uma hipertrofia muscular (aumento do músculo) e, ao mesmo tempo, perder gordura, com certeza se deve a processos independentes. O tecido adiposo (gordura) não tem a capacidade de se transformar em músculos. 

3. Manga com leite faz mal?

É mito que misturar manga com leite faz mal
Foto: Elena Hramova l Shutterstock / Portal EdiCase

Mito. Na época colonial, proprietários de escravos espalharam esse mito a fim de diminuir os custos com a ingestão do leite, a qual era cara e exclusiva aos senhores de engenho. A manga, por outro lado, era um alimento farto. 

4. Comer chocolate favorece o surgimento de acne?

Mito. Vários estudos analisados não mostraram relação entre o aumento do consumo de chocolate e o aparecimento de qualquer tipo de mudança na pele. O que se sabe é que as elevações de glicose do plasma, que ocorrem em consequência da ingestão de uma carga significativa de glicose, podem causar um aumento da testosterona e uma diminuição dos hormônios sexuais, envolvidos no controle da secreção das glândulas sebáceas, propiciando o aparecimento de acne.  

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações