Nutrição funcional promove a prevenção de doenças

Fique por dentro da nutrição funcional e descubra os poderes de alguns alimentos.

30 jan 2016 - 08h00
Alimentos funcionais ajudam a proteger o organismo de doenças.
Alimentos funcionais ajudam a proteger o organismo de doenças.
Foto: iStock/Getty Images / Vivo Mais Saudável

A nutrição funcional é mais uma técnica para quem busca maneiras de manter o organismo fortalecido. Os alimentos desse método não visam apenas à nutrição, mas, também, à prevenção e ao tratamento de desordens crônicas. Os princípios fundamentais são: a individualidade da pessoa e a interação entre todos os sistemas do corpo. Saiba mais a seguir.

Entenda a nutrição funcional

Publicidade

O cardápio é elaborado individualmente, levando-se em conta a genética de cada pessoa. Dessa forma, a alimentação pode trabalhar possíveis problemas e, até mesmo, evitar complicações ou o aparecimento de novas doenças.

Além de atenuar os sintomas de alguma alteração - como aumento de peso, mal-estar constante ou dificuldade de digestão -, a nutrição funcional procura atuar nas causas. O importante é buscar informações sobre o metabolismo do paciente para encontrar uma solução individualizada e efetiva.

Com uma avaliação antropométrica, exames bioquímicos e sinais clínicos, o especialista pode indicar quais alimentos promoverão mais equilíbrio ao organismo. O resultado é o alívio nos sintomas e, ainda, um sistema imunológico fortalecido, prevenindo o indivíduo de doenças e de outros problemas de saúde.

Alimentos que não podem faltar

Publicidade

Os chamados alimentos funcionais são aqueles que, além de oferecer os nutrientes essenciais ao organismo, também previnem ou ajudam a tratar problemas de saúde. Capazes de agir contra o envelhecimento precoce, de reduzir a absorção de gorduras e de ajudar no funcionamento dos intestinos, esses ingredientes são importantes para uma alimentação equilibrada.

A seguir, você confere uma lista de alimentos que podem fazer parte da nutrição funcional. Lembre-se, porém, que o método parte do princípio do acompanhamento individualizado. Sendo assim, apenas o seu nutricionista pode confirmar quais são as opções mais saudáveis para o seu organismo.

- Aveia: importante aliada na redução dos níveis de LDL, conhecido como o "colesterol ruim". Também ajuda a melhorar a prisão de ventre, devido ao alto teor de fibras.

- Tomate: com ação antioxidante, ele contribui para combater a ação dos radicais livres, renovando as células e evitando doenças degenerativas.

- Peixes: fonte de ácidos graxos, as chamadas gorduras boas, a carne de peixe colabora para prevenir infarto e outros problemas cardíacos, além de minimizar dores e desconfortos de artrite.

Publicidade

- Soja: uma pequena quantidade diária já auxilia na prevenção de doenças cardíacas e no funcionamento do intestino.

- Alho: também contribui para a dimunuição do colesterol ruim, além de reduzir a pressão arterial e, assim, ser um importante protetor da saúde do coração.

Vivo Mais Saudável, informação que faz bem.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se