Dicas para esquentar corretamente os alimentos

18 mai 2020 - 16h10
Guia da Cozinha - Dicas para esquentar corretamente os alimentos
Guia da Cozinha - Dicas para esquentar corretamente os alimentos
Foto: Guia da Cozinha

Confira essas dicas incríveis que vão te ajudar a esquentar corretamente os alimentos que sobraram na geladeira!

Vez ou outra é muito comum passarmos algum tipo de perrengue quando o assunto é requentar comida. Podemos ter uma pizza saborosa que está na geladeira da noite anterior e, quando levamos ao microondas, o pedaço fica com uma consistência borrachuda e nada agradável. Ou, então, vamos aquecer novamente aquele frango empanado que fizemos no almoço e ele fica nem um pouco crocante e suculento por dentro.

Publicidade

Sim, essas coisas acontecem com todo mundo. Mas, o que ninguém conta é que existem alguns truques para esquentar corretamente os alimentos, seja no microondas ou qualquer outro lugar, para que possamos manter sua textura e sabor originais. É importante lembrar que cada tipo de alimento requer uma maneira diferente de se requentar, mas você pode contar com alguns truques independente da maneira que quiser preparar, porque nem sempre você vai ter tempo de levar o alimento de volta ao forno, por exemplo. Então veja só algumas dicas que você pode contar na hora de esquentar seu prato favorito:

O microondas

O que seríamos sem esse aparelho fantástico, não é mesmo? Podemos levar diversos alimentos ao microondas para esquentá-los em poucos minutos, o que já garante uma grande praticidade. Para evitar que você esquente o prato e ele fique frio no meio, você pode optar por esquentar pequenas porções por vez, já que o microondas tem facilidade de esquentar primeiro os alimentos que estão em superfície, por isso o que está na borda do prato esquenta mais rápido. E claro, retire a tampa de potes ao esquentar sua comida, isso evita que o vapor do alimento fique concentrado e gere explosões. Se o prato estiver envolto em plástico filme, lembre-se de fazer furinhos com um garfo ou palito.

Quando se trata de massas — sejam elas pães, pizzas ou macarrão — é interessante colocar um copo de água para esquentar juntos. Isso permite que os alimentos mantenham sua consistência original e não queimem. Você também pode apostar em uma folha de papel toalha para colocar embaixo desses alimentos, assim, ele retém a água que sai dos alimentos e os mantém mais crocantes. Vai esquentar aquele arroz? Coloque cubos de gelo e esquente por 2 minutos e tenha um arroz fresquinho!

A frigideira

A frigideira é uma boa maneira de se esquentar corretamente os alimentos que foram grelhados ou fritos. Se tiver aquele frango empanado, corte em pedaços menores e com um fio de óleo, aqueça-os em fogo médio para manter sua textura original. Você também pode esquentar aquele pedaço de pizza na frigideira, basta colocar um pouco de água durante o preparo para devolver a crocância.

Publicidade

Sabe aquela batata frita que você fritou bastante e sobrou para o dia seguinte? Experimente esquenta-las na frigideira ou até mesmo em uma tostadeira. Já para os legumes, basta salteá-los com um pouco de azeite para devolver sua textura e sabor!

Forno convencional e elétrico

É interessante que você reaqueça comidas no forno que foram preparadas lá originalmente. Assim, você evita que os alimentos modifiquem demais seu preparo e, também, mantenha o sabor. Batatas assadas, carnes e tortas podem ser levados ao forno pré-aquecido por alguns minutos com papel alumínio. Já o forno elétrico é ideal para aquecer pães, salgados e empanados.

Com essas dicas incríveis você vai conseguir esquentar corretamente os alimentos e ter aquele sabor de comida fresquinha sempre.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se