Remédio para colesterol pode ajudar com problemas de ereção

O remédio aumenta a dilatação dos vasos sanguíneos, melhorando o fluxo sanguíneo no pênis

1 abr 2014 - 08h08
<p>Estatina pode atuar na melhoria da ereção, pois aumenta a dilatação dos vasos sanguíneos apropriadamente</p>
Estatina pode atuar na melhoria da ereção, pois aumenta a dilatação dos vasos sanguíneos apropriadamente
Foto: Getty Images

As estatinas são conhecidas por baixarem o colesterol, mas elas também podem melhorar a vida sexual dos homens, segundo um novo estudo divulgado pelo site do jornal britânico Daily Mail.

Pesquisadores americanos descobriram que a droga pode ajudar aqueles que sofrem com disfunção erétil. Estudos anteriores haviam sugerido que tomar estatinas pode afetar negativamente os níveis de testosterona.

Publicidade

Na primeira análise de estudos anteriores sobre o tema, eles identificaram 11 ensaios que usaram como parâmetro o Índice de Função Erétil, uma pesquisa auto-administrável com 5 questões, em que baixas pontuações indicam uma função sexual menos favorecida.

A análise destes estudos buscou efeitos significativos das estatinas na ereção em homens que tinham tanto problemas nesta área quanto alto colesterol.

De um modo geral, o nível relacionado à função erétil aumentou 3,4 pontos nos homens que tomaram estatinas, o que representa um percentual de 24,3% de melhora.

Segundo o Dr. John Kostis, o aumento equivale a aproximadamente um terço dos relatos relacionados a medicações como Viagra e Levitra. “Para homens com disfunção erétil que precisam da estatina para controlar o colesterol, este pode ser um benefício extra”, observou.

Publicidade

Ele acredita que elas podem atuar na melhoria da ereção, pois aumenta a dilatação dos vasos sanguíneos apropriadamente, melhorando o fluxo sanguíneo no pênis, o que muitas vezes é restrito com homens que enfrentam o problema.

Os problemas de ereção afetam milhões de homens no mundo, e ocorre com maior frequência a partir dos 40 anos. As causas mais comuns incluem doenças cardíacas, alto colesterol, pressão alta, diabetes, obesidade, depressão, estresse e tabagismo. 

Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se