7 mitos e verdades sobre ter relações durante a menstruação

Sabia que é possível engravidar mesmo nessa fase do ciclo? Descubra mais curiosidades.

25 mar 2024 - 16h55
Fatos importantes sobre sexo durante a menstruação
Fatos importantes sobre sexo durante a menstruação
Foto: CoffeeAndMilk

Mesmo que boa parte da população mundial menstrue, ainda existem inúmeros mitos sobre o assunto circulando por aí. Quando falamos de sexo durante este período, então… 

É importante ressaltar que a menstruação, que normalmente acontece a cada 21 a 35 dias e dura até sete dias em cada ciclo, é uma coisa boa (ainda que dolorosa e incômoda) e normal; significa que você está saudável e fértil. 

Publicidade

Menstruação: é comum ter fluxo intenso? Menstruação: é comum ter fluxo intenso?

A seguir reunimos 7 fatos importantes sobre o tema:

Diminuição das cólicas

Fazer sexo e sentir prazer durante o seu período menstrual pode te ajudar a sentir menos cólica. Isso porque o útero se contrai durante o orgasmo, aliviando a dor no local. Sem falar da endorfina e da dopamina liberadas durante o ato.

Não interfere na duração

É importante ressaltar que os ciclos menstruais são regulados por um campo específico do cérebro da mulher (a hipófise), e o sexo não atrasa a menstruação, e nem interfere na sua duração.

Publicidade

Ai, ai, o apego

Alerta para as emocionadas: fazer sexo durante a menstruação pode fazer você sentir mais emocionalmente apegada ao seu parceiro (a). Graças a maior intensidade de excitação que você pode experimentar durante o período, é provável que você sinta emoções mais fortes pelo outro.

Lubrificante tá liberado

Ao contrário do que imaginamos, durante a menstruação o estrogênio ( e consequentemente o líquido íntimo responsável pela nossa lubrificação natural) diminui, e não: o sangue não ajuda na penetração. Use e abuse do lubrificante. 

Você pode engravidar

É improvável, mas pode acontecer; por inúmeros motivos: a mulher pode ter um ciclo irregular, o sangramento vaginal irregular pode ser confundido com a verdadeira menstruação, o esperma sobrevive até cinco dias dentro da vagina, etc. Por isso, caso você não queira engravidar, continue usando preservativo. 

Dá pra não sujar tanto

Alguns casais têm medo de fazer sexo durante a menstruação por conta da "bagunça" que isso pode virar. Mas você já pensou em usar um disco menstrual? É uma boa alternativa para evitar que a cama vire uma cena de crime.

Publicidade

É preciso se proteger

O último, mas não menos importante fato, é que, sim, fazer sexo desprotegida durante esta fase aumenta os riscos de você pega uma IST. Por isso, proteção sempre.

Fonte: Redação Terra Você
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações