URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Caipira, branco ou orgânico: qual o ovo mais saudável?

Especialistas revelam qual o ovo mais saudável, seja ele caipira, orgânico, de granja ou de galinha livre; confira

27 abr 2024 - 09h06

O ovo é um alimento que traz muitas dúvidas e especulações junto dele. Perguntas como "qual o ovo mais saudável", "quantos eu posso comer por dia", "ovo faz mal", "a coloração interfere na qualidade", "como armazenar", entre outras, costumam rondar este universo. Sendo assim, fomos em busca do que os especialistas dizem para esclarecer suas dúvidas de uma vez por todas. Confira:

Especialistas revelam qual o ovo mais saudável
Especialistas revelam qual o ovo mais saudável
Foto: Reprodução / Freepik / Bons Fluidos

Qual ovo é o mais saudável?

Já vamos esclarecendo de uma vez por todas: não existe ovo mais ou menos saudável, o que muda são algumas características de acordo com a forma que são criados. Veja abaixo:

Publicidade

Ovo caipira: Cada galinha deve ter, pelo menos, 3 metros quadrados de pasto. As aves precisam seguir uma dieta estritamente de origem vegetal e sua ração não pode ter pigmentos artificiais.

Ovo orgânico: As galinhas precisam ser alimentadas com ingredientes sem agrotóxicos, fertilizantes e transgênicos; o espaço para elas se movimentarem não pode ser limitado e elas não podem ingerir qualquer medicamento que estimule seu crescimento.

Ovo de galinha livre: As aves ciscam, se empoleiram e botam os ovos no lugar que bem quiserem, pois o objetivo é que sua vida se pareça a mais natural possível.

Ovo de granja: Ambiente, dieta e iluminação são controlados no ambiente em que as galinhas ficam. Elas se alimentam com ração balanceada e, em alguns casos, têm seus bicos cortados para que não machuquem umas às outras.

Publicidade

Por que possuem gemas de cor diferentes?

A coloração e tonalidade das gemas são definidas pela alimentação da galinha. No caso das cores amarela, laranja ou vermelha, são os pigmentantes do milho. Já o que define se a gema vai ser clara ou escura é outro tipo de alimentação que elas também podem consumir, tal qual ração, pastagem, frutas e hortaliças.

Quantos ovos por dia?

Se você já se perguntou qual a quantidade máxima ou mínima para se comer por dia, a Associação Americana do Coração indica 2 ovos no máximo. Porém, quando se trata de pessoas com ou que tendem a ter colesterol alto, apenas 1 ovo é recomendado.

Tudo bem comer ovo cru?

Claro que a vontade vem forte no momento que a massa de bolo crua está bem na frente, mas contenha-se, pois ovo cru pode causar febre, dor de barriga, vômitos e diarreias, por causa possível presença da salmonela.

Como armazenar o ovo?

Diferente do que algumas pessoas pensam, o ovo não precisa ser lavado, basta mantê-lo em uma temperatura adequada na geladeira. E se bateu a dúvida do porquê não pode lavar o ovo, segundo a Embrapa, a película protetora acaba saindo, possibilitando que ele se contamine e os microorganismos possam ir para o interior.

Publicidade

Ovo novo ou velho?

Para saber se o ovo está bom, basta fazer o teste do copo. Coloque o ovo em um recipiente com água e uma pitada de sal. Se ele afundar, está novo, caso contrário, melhor descartar. Porém, se preferir testar abrindo-o, basta notar se a gema e a clara estão intactas. Neste caso, o ovo está pronto para consumo. Porém, se elas se mantiverem presas uma à outra, o ovo está velho.

E aí, gostou dessas dicas? Agora, você poderá aconselhar aquela pessoa quando vierem te perguntar se você sabe qual o ovo mais saudável.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se