Três mitos sobre exercícios físicos na gravidez

A programação com um especialista ajuda na prática segura

20 mai 2024 - 10h12
(atualizado às 21h30)

O exercícios físico na gravidez melhora no humor, diminui dores musculares causadas pela barriga, facilita a respiração e reduz o inchaço gerado pela alta retenção de líquidos.

A diferença é que a maioria desconhece esse e inúmeros ganhos do esporte nessa fase e dessa maneira o Sport Life vai compartilhar três mitos sobre exercícios físicos na gravidez com a ajuda do coordenador técnico da Academia Gaviões, José Bezerra.

Publicidade

Veja os três mitos sobre exercícios físicos na gravidez

Foge do esporte na gravidez

"As gestantes podem ter benefícios físicos e hormonais a partir de um movimento regular do corpo desde que as práticas estejam alinhadas com um médico", disse o especialista.

Levantar peso é perigoso

"Com supervisão adequada e exercícios bem elaborados, é possível que mãe e filho sejam beneficiados por esse tipo de atividade. A recomendação é evitar movimentos bruscos, assim como exercícios de grande demanda cardiovascular, como corridas, trotes e exercícios intensos na musculação", orientou.

Pode acarretar má formações

"Até o momento, não existem evidências científicas que comprovem que a prática de qualquer exercício físico pode causar má formação do feto", alegou.

A palavra final

"Os benefícios de uma prática regular de exercícios na gravidez se manifestam de maneira física e hormonal. Um treinamento de fortalecimento, por exemplo, favorece a musculatura pélvica, região que ao estar mais forte irá reduzir as chances de complicações durante o parto. Há também o músculo do diafragma que quando bem trabalhado na respiração durante as práticas, irá ajudar nas respirações no parto. Já na parte hormonal, observamos uma melhora na qualidade do sono, controle do ganho de peso. E consequentemente uma maior facilidade em retornar ao peso após o parto, concluiu José Bezerra.

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações