Cristo Redentor abraça Rio Fashion Show e vira passarela

Iniciativa será apresentada também em Roma

13 jun 2025 - 15h10
(atualizado às 16h56)

O Santuário do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, abraçou a moda, transformando-se em um palco excepcional para o lançamento do Rio Fashion Show, iniciativa idealizada pela artista e estilista Alessa Migani para promover o know-how carioca, que em breve chegará a Roma e Paris. Uma iniciativa que conecta o mundo do glamour à espiritualidade e ao compromisso social.

Rio Fashion Fashion toma conta do Cristo Redentor em noite de desfile
Rio Fashion Fashion toma conta do Cristo Redentor em noite de desfile
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Apresentando as 45 criações estavam, entre outros, o reitor do Santuário do Cristo Redentor, Padre Omar; a famosa Garota de Ipanema, Helô Pinheiro, musa de Tom Jobim e Caetano Veloso; o carnavalesco Milton Cunha ? uma das maiores autoridades do sambódromo carioca; e a própria Alessa, que embarca para a Europa, onde pretende organizar um movimento Rio Fashion Show também na capital italiana.

Publicidade

"Roma é a minha cidade", explica a estilista à ANSA, e também "Padre Omar está sempre no Vaticano. Temos fortes vínculos de ligação com a Itália".

O evento reuniu algumas centenas de convidados, com o terraço aos pés do Cristo - iluminado de rosa devido ao dia dos namorados - transformado em uma passarela, com looks inspirados na iconografia do Santuário, com silhuetas fluídas, tecidos bordados, cores etéreas e materiais sustentáveis.

Com o objetivo de promover a indústria têxtil e os pequenos produtores, o Rio Fashion Show se posiciona como um movimento de "soft power", fortalecendo a rede produtiva no cenário da moda nacional e internacional. As peças levam a etiqueta "Made in Rio" com um QR Code que fornece informações sobre sua cadeia produtiva.

A coleção de Alessa Migani é uma declaração de amor ao Rio de Janeiro e ao Brasil, com estampas inspiradas no Cristo Redentor - fotos e textos aplicados com técnicas digitais e foil, paleta de cores em tons suaves e metálicos (azul, rosa, dourado e prata), tecidos como chiffon, cetim, tule, jersey, sarja metálica e sustentável, além de peças bordadas à mão e plissadas.

Publicidade

Mas o projeto tem também uma forte finalidade social. Estão previstos workshops e cursos de formação em matéria de moda, design e empreendedorismo para mulheres em situação de vulnerabilidade assistidas pelo Santuário do Padre Omar. As atividades irão acontecer em uma instituição parceira do Santuário. 

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se