O Ateliê Mão de Mãe é destaque no movimento de peças artesanais que dominam festivais e praias do Brasil. Com curadoria de Vinicius Santana, a marca aposta na versatilidade do crochê, designs ousados e a essência criativa de Dona Luciene, unindo estilo e ancestralidade em looks únicos para todas as ocasiões. 🌞✨
A nossa geração está completamente apaixonada pelo trabalho manual. O crochê, os búzios e as tramas dominaram os festivais de música, as praias e o streetwear. E se tem uma marca responsável por liderar esse movimento no Brasil, com certeza é a Ateliê Mão de Mãe.
Para ajudar você a montar os looks mais incríveis da temporada (com aquela vibe de quem exala elegância sem nenhum esforço), chamamos Vinicius Santana, a mente criativa por trás da marca, para um bate-bola rápido e cheio de dicas valiosas de estilo!
Trilha sonora do ateliê
Impossível criar peças que carregam tanta ancestralidade no silêncio. Para a equipe da Ateliê, a música do momento já está mais do que definida.
"Com certeza, 'Sal Grosso' da Anitta, é uma das nossas favoritas! Inclusive, é lá que o nosso Top Cabaça brilha como protagonista. [A faixa] ganhou meu coração, o da minha mãe e o de toda a equipe", revela Vinicius.
Look infalível de festival
Se o objetivo é ir para um festival de música para não passar despercebida, a aposta de Vinicius é certeira e ousada.
"Eu vou para um festival para causar! Tenho certeza que o Top de Cabaças é a escolha perfeita. Você vai chegar lá, todo mundo vai ficar olhando, vai querer saber o que é. Mas a verdade é que a maior parte das peças do Ateliê cabem em festivais, porque têm misturas, texturas e são unidades exclusivas. Se você quer ficar confortável para pular e dançar, eu super indico os nossos tops com as nossas calças de alfaiataria de linho cru. Passa muita elegância!"
O top Cabaças usado por Anitta em "Sal Grosso" é a escolha perfeita para não passar despercebida em um festival - Foto: André Niolau
Fim de tarde na praia
Sabe aquele pôr do sol com as amigas que sempre rende boas fotos? Para Vinicius, a versatilidade é a palavra-chave.
"Um top ou biquíni de crochê, uma sobreposição de saia com franjas e, para deixar ainda mais cool, uma camisa oversized de linho por cima. Eu mesmo vou à praia de shortinho boxer, camisa de linho e uma bag do Ateliê. Meu namorado até brinca: 'Por que você tá tão arrumado pra ir à praia?'. Tem que estar! Da praia, com esse look, você já pode ir pro shopping, pro restaurante ou caminhar na orla de uma forma leve e sofisticada. Tem a cara da Bahia!"
Da praia ao shopping, as peças de crochê trazem aquela versatilidade que a gente ama - Foto: reprodução/@ateliemaodemae
Tendência do verão (que cabe tudo!)
Esqueça as microbolsas que não cabem nem um batom. Para a estação mais quente do ano, a regra é a funcionalidade com muito estilo.
"Eu sou a pessoa da bag! Uma grande bag que caiba tudo, que você possa ir da praia para a academia e viver vários momentos do dia, não pode faltar no guarda-roupa de ninguém. Para além disso, lenços e chapéus bucket para completar o styling do look", aconselha.
Uma bag grande que comporte tudo não pode ficar de fora do look- Foto: reprodução/@ateliemaodemae
A verdadeira essência "Mão de Mãe"
Se você está conhecendo a marca agora e quer uma peça que traduza toda a alma da Ateliê, o segredo está nos detalhes. Ou melhor, nos aviamentos da Dona Luciene!
"A minha mãe costuma dizer que é artesã. E que, na maioria das vezes, ela é hippie!", comenta Vinicius. "Ela não faz só crochê, ela brinca com a matéria-prima. Pega palha, miçanga, búzio… Se você quer ter a essência da marca, tem que ser uma peça desenvolvida por ela, cheia de aplicações. Existe esse equilíbrio perfeito: minha mãe gosta de pirar nos aviamentos e eu sou a pessoa do comercial e atemporal. Dessa mistura nasce a nossa identidade!"