Uma campanha da Risqué, conhecida marcas de esmaltes do Brasil, chamou atenção nas redes sociais nesta segunda-feira (23), mas não exatamente pelos motivos que seus idealizadores tenham imaginado. O motivo foram os nomes escolhidos para as cores da linha "Homens Que Amamamos", recém-lançada.
As cinco cores lançadas foram batizadas de: "André fez jantar", "Zeca chamou para sair", "Fê mandou mensagem", "Leo mandou flores" e "João disse eu te amo". "Para homenagear as mulheres, escolhemos 6 atitudes que fazem qualquer mulher mais feliz. Vindas dos namorados, maridos, pais, filhos ou amigos, não importa!", anunciou a marca em sua página do Facebook.
No entanto, no Twitter, uma série de memes foram criados por quem julgou a campanha machista. A justificativa é de que as atitudes descritas nos nomes dos esmaltes exaltam situações que deveriam ser consideradas corriqueiras, por isso não precisariam ser "comemoradas" como exceções. Veja abaixo alguns dos comentários e memes:
Aqui uma versão realista de
#homensrisque
(Facebook, página Legados da Copa)
pic.twitter.com/Tmo1iLeMRi
— Coxxa com dois xis (@coxxa)
23 março 2015
#homensrisque
Porque afinal, a gente vive em função das atitudes incríveis dos homens, né?
#SQN
pic.twitter.com/HnacGo15ri
— Sam Shiraishi (@samegui)
23 março 2015
Túlio nunca foi stalker, somente um cara romântico e intenso.
#homensrisque
— Marina (@marinices)
23 março 2015
Carlos acha que feminismo é coisa de mulher mal comida
#homensrisque
— Kristal Metello (@krismetello)
23 março 2015
#homensrisque
Fernando, que aos 50 anos, diz que vai trocar sua mulher de 40 por duas de 20.
— Luisa Stern (@Luisa_Stern)
23 março 2015
Flávio assedia todas as estagiárias, mas é porque elas adoram um elogio
#HomensRisqué
— Tergiversa (@Tergiversa)
23 março 2015