Entenda como a alimentação é aliada para melhorar a imunidade

Veja 3 tipos de alimentos que te farão entender o que é um prato completo para que o sistema do corpo fique bem forte

5 mai 2021 - 16h59
Entenda como a alimentação é aliada para melhorar a imunidade
Entenda como a alimentação é aliada para melhorar a imunidade
Foto: Shutterstock / Sport Life

O bem-estar e a saúde passaram a ser mais buscados nos últimos tempos, por causa da pandemia. As pessoas entenderam a necessidade do momento e realizaram adaptações no estilo de vida em busca de hábitos melhores.

Uma alimentação balanceada tem grandes benefícios para o corpo humano e em um período de tanta desinformação, é importante desmistificar algumas informações que circulam sobre receitas milagrosas no combate ao vírus ou sobre o consumo de certos alimentos no fortalecimento da imunidade.

Publicidade

Paula Honda, nutricionista da Liv Up, comenta que "alimentos isolados não conseguem potencializar a nossa imunidade, já que o mais importante é ter um padrão alimentar saudável como um todo. Não adianta comer um único alimento rico em vitaminas, e o restante da alimentação ser pobre em nutrientes". Por isso, mais do que falar de alimentos específicos, é importante entender que a uma alimentação diversa como aliada de demais fatores externos que podem influenciar a imunidade, não só para suprir as qualidades nutricionais que o organismo demanda, como também para que, em conjunto, atuem na proteção de doenças.

Inclua frutas, legumes e verduras

Por serem ótimas fontes de vitaminas, minerais e fitoquímicos com propriedades protetoras, antioxidantes e anti-inflamatórias, as frutas, os legumes e as verduras ajudam a melhorar a imunidade. Dentre esses nutrientes, é importante entender a vitamina A e os carotenóides, que podem ser encontrados nos vegetais verde escuros, como brócolis e couve, nas hortaliças e frutas amarelo-a laranjadas tais como manga, mamão, goiaba vermelha, abóbora, cenoura e a batata doce. Além disso, a vitamina C, presente em algumas frutas como laranja, acerola, goiaba, caju e em outras frutas cítricas ou vegetais crus, também auxilia no fortalecimento da imunidade.

Escolha alimentos ricos em proteínas e carboidratos

Publicidade

As proteínas são também fortes aliadas contra a ação de agentes nocivos. Por isso e por outras tantas funções, é importante incluí-las nas refeições: frango, ovos, carne vermelha, peixes e laticínios. Os ovos, além disso, também são ricos em vitamina A.

Já os carboidratos, por serem a principal fonte de energia do corpo, devem ser supridos continuamente para satisfazer as necessidades energéticas que nosso organismo entende. Prefira carboidratos, não refinados vindos de alimentos, como inhame, batata-doce, arroz integral, milho, entre outros tubérculos e raízes.

Oleaginosas

As oleaginosas também atuam na melhora da imunidade por possuírem o zinco, um importante nutriente que atua no fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, entenda que a vitamina E também atua no combate a radicais livres do organismo, sendo potente no aumento da imunidade, podendo ser encontrada em nozes, castanha-de-caju e amêndoas.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se