O Brasil tem enfrentado uma sequência de ondas de calor históricas, com termômetros ultrapassando a marca dos 40°C em diversas regiões do país. Estes fenômenos estão se tornando mais frequentes e intensos devido a uma combinação de fatores climáticos globais. De acordo com levantamentos do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o alerta de grande perigo pela onda de calor acabaria no fim da tarde de hoje (29). No entanto, foi prolongado em seis estados.
Calorão no Brasil
Assim, o alerta de perigo segue em vigor até as 18h de amanhã. Vale para todo o estado do Rio de Janeiro e para a maior parte de São Paulo, além do Espírito Santo, sul e sudoeste de Minas Gerais, sul de Goiás e leste de Mato Grosso do Sul.
Porém, há previsão de tempestades nos primeiros momentos de 2026. Por este motivo, a Defesa Civil de SP instalou um gabinete de crise para lidar com possíveis riscos causados pelos temporais.
Além de São Paulo, o Sul do Rio de Janeiro e Sul/Sudoeste de Minas Gerais estão sob alerta amarelo de tempestades. este aviso dura até às 10h desta terça-feira (30).
Na Região Nordeste, há risco à saúde diante das altas temperaturas devido à baixa umidade relativa do ar. Segundo o Inmet, pode variar entre 30% e 20%.