Oferecimento

Tornado causa destruição no Paraná; entenda o fenômeno

Fenômeno foi resultado de um intenso sistema de baixa pressão atmosférica formado entre o Paraguai e o Sul do Brasil

8 nov 2025 - 16h42
(atualizado às 16h47)
Resumo
Um tornado causado por um sistema de baixa pressão devastou Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, resultando em seis mortes, centenas de feridos e danos significativos na região.
gif radar
gif radar
Foto:

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) confirmou que o fenômeno que devastou o município de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Estado, na tarde de sexta-feira, 7, foi um tornado. Seis mortes já foram confirmadas.

O evento meteorológico, classificado inicialmente como de intensidade F2 na escala Fujita -- com ventos entre 180 km/h e 250 km/h --, pode ter atingido velocidades superiores a 250 km/h em alguns pontos, o que elevaria a classificação para F3, segundo os meteorologistas.A força do vento provocou tombamento de veículos, queda de árvores inteiras e destruição de casas de alvenaria. A análise do Simepar foi baseada em imagens de radar e na observação dos danos causados pela tempestade. "Uma dessas tempestades, classificada como supercélula, gerou um tornado sobre o município de Rio Bonito do Iguaçu, causando danos bastante severos sobre a cidade", explicou o meteorologista Reinaldo Kneib, do Simepar.

Publicidade
Moradores se desesperam e mostram destruição após passagem de tornado no Paraná
Video Player

O fenômeno foi resultado de um intenso sistema de baixa pressão atmosférica formado entre o Paraguai e o Sul do Brasil, que impulsionou o deslocamento de uma frente fria associada a um ciclone extratropical. Essa combinação provocou temporais severos nas regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul do Paraná ao longo da tarde e noite de sexta.

Ventos e chuvas intensas em todo o Estado

Imagens aéreas mostram devastação em cidade atingida por tornado com ventos de 250 Km/h no Paraná
Video Player

Além de Rio Bonito do Iguaçu, diversas cidades registraram rajadas de vento acima de 70 km/h. Em Dois Vizinhos, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou ventos de 82,4 km/h. Cornélio Procópio teve 76 km/h, Campo Mourão 74,2 km/h e Candói 73,1 km/h. Houve ainda chuvas superiores a 40 mm em municípios como Guarapuava, Pinhão, Campo Mourão e Boa Esperança do Iguaçu. A frente fria deve seguir em direção a São Paulo durante a madrugada deste sábado, 8.

O tornado deixou centenas de feridos. Até o início da tarde de sábado, 750 pessoas haviam sido atendidas em hospitais e unidades de saúde da região. A maior parte dos atendimentos ocorreu em Laranjeiras do Sul, onde duas unidades hospitalares, uma unidade básica de saúde (UBS) e uma faculdade foram mobilizadas para acolher as vítimas.

O Governo do Estado confirmou seis mortes em decorrência das chuvas. Cinco vítimas são de Rio Bonito do Iguaçu -- três homens, de 49, 57 e 83 anos, e duas mulheres, de 14 e 47 anos. A sexta vítima é um homem de 53 anos, morador da zona rural de Guarapuava.

Publicidade

Há ainda uma pessoa desaparecida, segundo o Corpo de Bombeiros.

Fonte: Portal Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações