Um tornado causado por um sistema de baixa pressão devastou Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, resultando em seis mortes, centenas de feridos e danos significativos na região.
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) confirmou que o fenômeno que devastou o município de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Estado, na tarde de sexta-feira, 7, foi um tornado. Seis mortes já foram confirmadas.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O evento meteorológico, classificado inicialmente como de intensidade F2 na escala Fujita -- com ventos entre 180 km/h e 250 km/h --, pode ter atingido velocidades superiores a 250 km/h em alguns pontos, o que elevaria a classificação para F3, segundo os meteorologistas.A força do vento provocou tombamento de veículos, queda de árvores inteiras e destruição de casas de alvenaria. A análise do Simepar foi baseada em imagens de radar e na observação dos danos causados pela tempestade. "Uma dessas tempestades, classificada como supercélula, gerou um tornado sobre o município de Rio Bonito do Iguaçu, causando danos bastante severos sobre a cidade", explicou o meteorologista Reinaldo Kneib, do Simepar.
O fenômeno foi resultado de um intenso sistema de baixa pressão atmosférica formado entre o Paraguai e o Sul do Brasil, que impulsionou o deslocamento de uma frente fria associada a um ciclone extratropical. Essa combinação provocou temporais severos nas regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul do Paraná ao longo da tarde e noite de sexta.
Ventos e chuvas intensas em todo o Estado
Além de Rio Bonito do Iguaçu, diversas cidades registraram rajadas de vento acima de 70 km/h. Em Dois Vizinhos, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou ventos de 82,4 km/h. Cornélio Procópio teve 76 km/h, Campo Mourão 74,2 km/h e Candói 73,1 km/h. Houve ainda chuvas superiores a 40 mm em municípios como Guarapuava, Pinhão, Campo Mourão e Boa Esperança do Iguaçu. A frente fria deve seguir em direção a São Paulo durante a madrugada deste sábado, 8.
O tornado deixou centenas de feridos. Até o início da tarde de sábado, 750 pessoas haviam sido atendidas em hospitais e unidades de saúde da região. A maior parte dos atendimentos ocorreu em Laranjeiras do Sul, onde duas unidades hospitalares, uma unidade básica de saúde (UBS) e uma faculdade foram mobilizadas para acolher as vítimas.
O Governo do Estado confirmou seis mortes em decorrência das chuvas. Cinco vítimas são de Rio Bonito do Iguaçu -- três homens, de 49, 57 e 83 anos, e duas mulheres, de 14 e 47 anos. A sexta vítima é um homem de 53 anos, morador da zona rural de Guarapuava.
Há ainda uma pessoa desaparecida, segundo o Corpo de Bombeiros.