Oceanógrafo Tatos Lercas registrou um grupo de orcas na Barra da Tijuca, com filhote recém-nascido, e bióloga destacou raridade desses avistamentos no Brasil.
O oceanógrafo Tatos Lercas compartilhou imagens surpreendentes de um grupo de orcas que encontrou no mar da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, no último sábado, 18. Segundo ele, o grupo tinha entre cinco e seis orcas fêmeas, localizadas a pouco mais de 30 quilômetros de distância da costa.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"Elas pareciam estar caçando e interagiram muito com nosso barco! Tinha um filhote praticamente recém-nascido no grupo", escreveu Tatos na publicação no Instagram.
"Que privilégio poder ver esses animais incríveis aqui na nossa costa brasileira!! Estou sem palavras pra esse encontro!!", complementou.
Segundo a bióloga Dani Abras, já há mais de 150 registros de avistamento de orcas no Brasil, nas regiões sul e sudeste, principalmente entre os meses de setembro e janeiro - ou seja, entre a primavera e o verão.
Ela explica que as orcas são transientes no País, por isso, não dá para saber ao certo quando e onde as orcas vão aparecer, o que torna esses achados como o do oceanógrafo Tatos Lercas ainda mais especiais.