Oferecimento

Oceanógrafo faz registros impressionantes de orcas na Barra da Tijuca

Orcas costumam aparecer entre os meses de setembro e janeiro, nas regiões sul e sudeste do Brasil

20 out 2025 - 11h50
(atualizado às 12h29)
Resumo
Oceanógrafo Tatos Lercas registrou um grupo de orcas na Barra da Tijuca, com filhote recém-nascido, e bióloga destacou raridade desses avistamentos no Brasil.
Grupo de orcas foi avistado no mar da Barra da Tijuca
Grupo de orcas foi avistado no mar da Barra da Tijuca
Foto: Reprodução/Instagram/@tatoslerca

O oceanógrafo Tatos Lercas compartilhou imagens surpreendentes de um grupo de orcas que encontrou no mar da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, no último sábado, 18. Segundo ele, o grupo tinha entre cinco e seis orcas fêmeas, localizadas a pouco mais de 30 quilômetros de distância da costa.

"Elas pareciam estar caçando e interagiram muito com nosso barco! Tinha um filhote praticamente recém-nascido no grupo", escreveu Tatos na publicação no Instagram. 

Publicidade

"Que privilégio poder ver esses animais incríveis aqui na nossa costa brasileira!! Estou sem palavras pra esse encontro!!", complementou.

Segundo a bióloga Dani Abras, já há mais de 150 registros de avistamento de orcas no Brasil, nas regiões sul e sudeste, principalmente entre os meses de setembro e janeiro - ou seja, entre a primavera e o verão. 

Ela explica que as orcas são transientes no País, por isso, não dá para saber ao certo quando e onde as orcas vão aparecer, o que torna esses achados como o do oceanógrafo Tatos Lercas ainda mais especiais. 

Fonte: Portal Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações