Vazamento de óleo em rio deixa cidades de São Paulo e Paraná em alerta

Prefeituras da região do Vale do Ribeira pedem à população que evite qualquer contato com a água

26 jun 2025 - 23h53
(atualizado em 27/6/2025 às 08h08)
Vazamento de substância oleosa ainda não identificada foi registrado em Adrianópolis, no Paraná.
Vazamento de substância oleosa ainda não identificada foi registrado em Adrianópolis, no Paraná.
Foto: CBH-RB/Divulgação / Estadão

Um vazamento de óleo no Rio Ribeira de Iguape fez cidades do Vale do Ribeira, na divisa entre São Paulo e Paraná, emitirem comunicados aos moradores da região sobre os riscos de contato e consumo da água devido ao acidente ambiental.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape (CBH-RB) informou ter recebido denúncia formal da prefeitura de Adrianópolis, no Paraná, e da prefeitura de Itaóca, em São Paulo, sobre um vazamento de substância oleosa ainda não identificada. A substância teria saído do município de Adrianópolis e escoado até alcançar o leito do Rio Ribeira do Iguape, gerando risco ambiental significativo.

Publicidade

O CBH-RB, então, encaminhou a denúncia às autoridades competentes nos âmbitos federal e estadual. O Rio Ribeira abastece e sustenta diversas cidades do Vale do Ribeira.

Óleo teria escoado até alcançar o leito do Rio Ribeira do Iguape.
Foto: CBH-RB/Divulgação / Estadão

A Prefeitura de Eldorado, em comunicado divulgado nas redes sociais, informou sobre o acidente ambiental e pediu à população que evite qualquer contato com a água do rio.

A Prefeitura de Iporanga alertou que, em caso de manchas ou alterações, a Defesa Civil ou a Secretaria do Meio Ambiente deveriam ser comunicadas.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações