Perícia não achou perfurações em sucuri encontrada morta em MS, diz delegado

Equipes da Polícia Civil, PM Ambiental e uma bióloga estiveram no local onde a sucuri Anajulia foi encontrada morta, próxima ao rio Formoso

26 mar 2024 - 22h45
(atualizado às 23h13)
Resumo
A Polícia Civil realizou, nesta terça-feira, 26, uma perícia às margens do Rio Formoso, em Bonito (MS), após a morte da sucuri Anajulia. O delegado responsável pelas investigações afirmou que não foi encontrada nenhuma perfuração no animal.
Autoridades fazem perícia em local onde serpente foi encontrada morta em Bonito (MS)
Autoridades fazem perícia em local onde serpente foi encontrada morta em Bonito (MS)
Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil realizou, nesta terça-feira, 26, uma perícia às margens do Rio Formoso, em Bonito (MS), onde a sucuri Anajulia foi encontrada morta. Anajulia era considerada um símbolo da espécie na região, e já foi objeto de diversos estudos e documentários internacionais.

Equipes da Polícia Civil e da perícia criminal, além da Polícia Militar Ambiental e uma bióloga, estiveram no local onde a sucuri foi achada. Segundo o delegado Pedro Ramalho, responsável pelas investigações, não foi encontrada nenhuma perfuração no animal

Publicidade

A perícia também não confirmou a informação de que a cobra pudesse ter sido ferida por arma de fogo. A serpente foi encontrada com um arranhão próximo ao olho, sem perfurações, informou a autoridade policial. Também não foram localizados projéteis. 

A perícia ainda realizará exames complementares em materiais coletados para identificar as causas da morte da sucuri. O prazo, ainda segundo a Polícia Civil, é de 30 dias para a conclusão dos laudos periciais. 

Serpente de quase 7 metros foi encontrada no rio Formoso e já foi objeto de estudos e documentários
Foto: Reprodução/Instagram/@cdimitrius

A morta da 'serpente celebridade' causou comoção entre autoridades e ambientalistas. Quem anunciou a morte de Anajulia foi o documentarista Cristian Dimitrius, vencedor do Emmy, conhecido na região por filmar as sucuris do Rio Formoso. O corpo da serpente foi encontrada no domingo, 24. 

Nas redes sociais, Dimitrius atestou que a serpente encontrada morta é mesmo Ana Júlia, que já foi filmada diversas vezes. Ela foi identificada a partir das manchas pelo corpo, que são como digitais. O documentarista filma diversas espécies de cobras na região há dez anos.

Publicidade

O biólogo holandês Freek Vonk, que viralizou com um vídeo da sucuri, também fez uma publicação nas redes sociais manifestando indignação com o ocorrido.

"Estou tão triste e com raiva ao mesmo tempo! Que perda muito triste e trágica. E quão DOENTE é preciso estar para fazer isto a um animal tão lindo e único!? Isto é tão triste", escreveu o holandês.

O biólogo diz que a serpente estava saudável e ainda poderia procriar mais vezes. "O golpe para a biodiversidade (e esta espécie em particular) também é enorme", lamentou.

A Prefeitura de Bonito lamentou a morte da sucuri e disse que acompanha as investigações sobre o caso.

Conheças os animais que estão em extinção no Brasil! Conheças os animais que estão em extinção no Brasil!

Publicidade
Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações