Sucuri gigante que viralizou na web é encontrada morta em Mato Grosso do Sul

A serpente de quase 7 metros foi encontrada no rio Formoso e já foi objeto de estudos e documentários

25 mar 2024 - 15h03
(atualizado em 27/3/2024 às 07h53)
Serpente de quase 7 metros foi encontrada no rio Formoso e já foi objeto de estudos e documentários
Serpente de quase 7 metros foi encontrada no rio Formoso e já foi objeto de estudos e documentários
Foto: Reprodução/Instagram/@cdimitrius

A sucuri gigante, de quase 7 metros, chamada Ana Júlia, foi encontrada morta próximo ao rio Formoso em Bonito, Mato Grosso do Sul, neste domingo, 24. A informação foi divulgada pelo documentarista Cristian Dimitrius, que acompanhava a vida do animal.

Ana Júlia viralizou em um vídeo compartilhado pelo biólogo holandês Freek Vonk, que também lamentou a morte do animal. A serpente era considerada um símbolo da espécie na região, e já foi objeto de diversos estudos e documentários internacionais. 

Publicidade

Nas redes sociais, Dimitrius atestou que a serpente encontrada morta é mesmo Ana Júlia, que já foi filmada diversas vezes. Ela foi identificada a partir das manchas pelo corpo, que são como digitais. O documentarista filma diversas espécies de cobras na região há 10 anos.

A causa da morte será investigada, mas, segundo Dimitrius, a sucuri pode ter sido morta por um tiro, devido a uma marca no corpo. A causa da morte só será comprovada após uma análise da Polícia Militar Ambiental.

"Filmei ela acasalando duas vezes, ela ficou bem famosa em uma postagem recente sobre uma nova espécie de sucuri descoberta na Amazônia, mas filmada em Bonito. E ano passado fiz belas [imagens] dessa linda sucuri para dois documentários que ainda vão sair. Infelizmente, hoje recebi a notícia de que ela foi morta a tiros e seu corpo encontrado boiando no rio Formoso", escreveu o documentarista.

"Que tristeza, que raiva!!!! Quem teria feito um absurdo destes???? Sinto que perdi uma amiga, um membro da família, um ser especial na qual passei muitos momentos especiais juntos. Só digo que isso não vai ficar assim, vamos investigar e ir atrás dessa pessoa. Ela terá que prestar contas a justiça!", completou.

Publicidade

Freek Vonk, que viralizou com um vídeo da sucuri, também fez uma publicação nas redes sociais manifestando indignação com o ocorrido.

"Estou tão triste e com raiva ao mesmo tempo! Que perda muito triste e trágica. E quão DOENTE é preciso estar para fazer isto a um animal tão lindo e único!? Isto é tão triste", escreveu o holandês.

O biólogo diz que a serpente estava saudável e ainda poderia procriar mais vezes. "O golpe para a biodiversidade (e esta espécie em particular) também é enorme", lamentou.

A Prefeitura de Bonito lamentou a morte da sucuri e disse que acompanha as investigações sobre o caso.

"A Prefeitura de Bonito manifesta total repúdio pelo ocorrido com a Sucuri ‘Anajúlia’ em nosso município. A relevância de um animal desse porte nas nossas áreas mostram o quão equilibrado o nosso ambiente está, porque um ambiente para suportar um animal topo de cadeia, como uma sucuri de quase 7 metros, precisa estar no mínimo equilibrado e essa atitude pessoal, de alguém que cometa um ato como este, é totalmente desprezível e vai contra tudo aquilo que a gente trabalha para em prol do meio ambiente. Então esperamos que as autoridades competentes consigam identificar os autores e punir os culpados. A Sema auxiliará no que precisar para que as autoridades competentes possam apurar esse dano ambiental.

Segundo a PMA, que foi até o local, a princípio não foi possível identificar as causadas da morte do animal, por isso foi acionado a perícia da Polícia Civil, que deve fazer os procedimentos durante esta terça-feira"

Publicidade

, disse a prefeitura em nota.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações