A cidade de São Paulo deve registrar uma sequência de dias mais frios a partir de sábado, 10, quando também deve chover. A expectativa da Meteoblue é que as mínimas fiquem em torno de 7º no domingo, 11, dia dos pais. Os termômetros devem permanecer em queda ao menos até terça-feira, 12.
Nesta quarta-feira, 6, a capital amanheceu gelada e com céu encoberto. Há potencial para ocorrência de pontos isolados e ocasionais de chuviscos e chuva fraca, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo.
Antes da nova queda de temperatura no fim de semana, há expectativa para uma gradual elevação dos termômetros entre quinta, 7, e sexta-feira, 8, na capital, quando a máxima deve ficar entre 22ºC e 24ºC.
Veja a previsão para os próximos dias na cidade de São Paulo:
- Quarta-feira: entre 14ºC e 17ºC;
- Quinta-feira: entre 13ºC e 22ºC;
- Sexta-feira: entre 14ºC e 24ºC;
- Sábado: entre 10ºC e 15ºC;
- Domingo: entre 7ºC e 16ºC;
- Segunda-feira: entre 8ºC e 16ºC;
- Terça-feira: entre 9ºC e 19ºC.
5ª onda de frio do ano: Massa de ar polar forte avança sobre o Brasil
Uma nova frente fria, associada a um ciclone extratropical, vai trazer mudanças climáticas para o Sul e parte do Sudeste do Brasil entre quinta e sexta-feira. Após essa frente fria, uma forte massa de ar polar continental avançará sobre o País, derrubando as temperaturas no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e causando friagem em parte do Norte.
As temperaturas já devem começar a cair no Sul ao longo da sexta-feira, conforme o ar polar entra no País.
A Climatempo afirma que monitora as condições para a classificação da 5ª onda de frio no País, considerando o período de 9 a 13 de agosto.
"Este ar polar pode provocar uma queda mais significativa, com condições para geada ampla nos Estados do Sul e em Mato Grosso do Sul, não descartando o fenômeno em áreas de São Paulo e do extremo sul de Minas Gerais.
Além do Sul, a expectativa é que o amanhecer de sábado também seja bastante gelado no Sudeste. Em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, no Centro-Oeste, as temperaturas mínimas também devem diminuir.
"O ar polar deve ganhar mais força e espalha ar frio para mais áreas do País entre domingo, 10, e principalmente no amanhecer de segunda-feira, 11, provocando também friagem no Acre, em Rondônia e no sul do Amazonas, além de reduzir as temperaturas em Mato Grosso e Goiás", projeta a empresa de meteorologia.
Desta vez, a duração do frio será um pouco maior e pode estar dentro do limiar de cinco dias consecutivos com temperaturas 5?°C ou mais abaixo da média climatológica para muitos municípios brasileiros, segundo a Climatempo.