'Caçadores de furacões' fazem voo dentro do olho do Beryl no Caribe; veja

Fenômeno atinge a região com tempestade de categoria 4

2 jul 2024 - 19h19
(atualizado às 19h39)
Caçadores de furacão voam com avião dentro do Beryl, que avança no Caribe
Video Player

Um grupo de pilotos e pesquisadores, nomeados de ‘Caçadores de furacões’, sobrevoou o olho do Beryl, um furacão que está atingindo a região do Caribe desde o início desta semana. O objetivo é colher dados para ajudar os meteorologistas a fazerem previsões mais precisas sobre fenômenos como esses. 

O voo foi feito nesta terça-feira, 2, pela aeronave WP-3D Orion, apelidada de “Kermit”, para coletar dados meteorológicos. De acordo com o perfil oficial do grupo no X (antigo Twitter), os voos também apoiam pesquisas sobre furacões. As imagens registradas pela aeronave impressionam (veja acima).

Publicidade

A equipe de pesquisa pertence à Agência Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA e é composta por aeronaves de dois modelos. A primeira, P-3 Orion, é destinada para tempestades e possui dois aviões. 

'Caçadores de furacões' fazem voo dentro do olho de furacão no Caribe; veja
'Caçadores de furacões' fazem voo dentro do olho de furacão no Caribe; veja
Foto: Reprodução/X

“As duas aeronaves turboélice de quatro motores Lockheed WP-3D Orion da NOAA , carinhosamente apelidadas de 'Kermit' (N42RF) e 'Miss Piggy' (N43RF), sondam cada mudança de vento e pressão, repetindo a experiência muitas vezes ao longo de uma missão de 8 a 10 horas”, explica no site do grupo.

Já a segunda é o Jato G-IV, que voa acima e ao redor da tempestade. Segundo o grupo, a principal aeronave deste modelo é a Gulfstream IV-SP, que possui um alcance de 4.000 milhas náuticas e uma altitude de cruzeiro de 45.000 pés. Os dados coletados por ela complementam os dados coletados por "Kermit" e "Miss Piggy". 

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se