Ambientalistas se acorrentam diante do David de Michelangelo

'Também podemos derrotar o gigante', disse uma ativista

7 abr 2024 - 10h36
(atualizado às 12h45)

Ativistas ambientais promoveram um novo ato de desobediência civil na Itália neste domingo (7) e se acorrentaram à cerca que protege o David de Michelangelo, escultura exposta em um dos museus mais populares de Florença.

O protesto na Galleria dell'Accademia foi realizado por membros do grupo Última Geração, que ganhou notoriedade nos últimos meses por manifestações diante de obras de arte e monumentos por todo o país.

Publicidade

Os ativistas também exibiram uma faixa que exigia um fundo de reparação para vítimas de desastres climáticos, a ser financiado com recursos obtidos através da eliminação de subsídios para combustíveis fósseis e da taxação extra contra lucros de empresas do setor.

"Continuaremos saindo nas ruas para fazer ações de desobediência civil não violenta, assumindo a responsabilidade por nossas ações, enfrentando a repressão, tribunais e processos", diz um comunicado do grupo.

Já a ativista Emma, de 24 anos, apontou que o David retratado por Michelangelo "tinha medo de combater contra o gigante [Golias], mas não se rendeu".

"Nós também podemos derrotar o gigante", acrescentou. O movimento ainda promete fazer manifestações em Roma, capital da Itália, em 11 e 25 de maio.

Publicidade
  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se