Oferecimento

Aves misteriosas estão invadindo a região Sudeste do Brasil

Os tapicurus são aves que viviam isoladas, mas hoje estão sendo vistas em grandes cidades do sudeste

18 set 2025 - 15h19
Foto: Xataka

Você já ouviu falar no tapicuru? Também conhecido como socó-preto, socó-do-brejo, galo-do-bico-fino, maçarico-de-cara-pelada ou maçarico-preto, o tapicuru é uma ave negra com o focinho fino e longo. Tradicionalmente, a espécie vive na região sul do Brasil, em áreas isoladas de brejos e manguezais. Mas, nos últimos anos, o tapicuru está sendo visto em outras regiões do Brasil, como no litoral de São Paulo. A seguir, descubra mais sobre a tapicuru e os possíveis motivos para esse deslocamento.

Tapicuru: saiba quais são as principais características da espécie

Medindo entre 46 a 54 centímetros, o tapicuru (Phimosus infuscatus) é uma ave quase do tamanho de uma galinha. Ou seja, conseguem ser maiores que um pássaro, mas menores que um peru. Em relação ao peso, a espécie pode chegar a pesar entre 400 a 600 gramas. Outra característica marcante da ave é a sua coloração. Eles apresentam penas negras, um bico comprido, que pode variar de amarelo a amarelo-alaranjado, e rosto amarelado. Além disso, as penas das asas do tapicuru podem apresentar uma coloração verde esmeralda belíssima, mais perceptível quando eles abrem as asas para voar.

Publicidade

Em relação aos hábitos da espécie, os tapicurus vivem em bandos e sua reprodução geralmente costuma acontecer em regiões isoladas, pois os casais se isolam para procriar. Os ovos da espécie apresentam uma coloração azulada e sua incubação varia de 23 a 24 dias.

Tapicuru vive em regiões alagadas

Em relação ao habitat do tapicuru, eles vivem em ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Publicidade

Cientistas emitem alerta sobre fenômeno preocupante que pode causar o desligamento completo de uma poderosa corrente oceânica

Mares e oceanos: diferenças cruciais para entender os ecossistemas marinhos

Alerta: mudanças no oceano podem causar secas devastadoras na Amazônia até 2100

O grande perdedor na guerra por minerais essenciais é o tungstênio; os EUA precisam, e a China detém 83% dele

Um menino no México coletou pedras, mas não sabia que elas continham urânio, um dos elementos mais tóxicos e radioativos da Terra

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se